Principais Prognósticos para 2023

 

Após o grande encontro em 2020 entre Plutão, Júpiter e Saturno em Capricórnio e suas reverberações importantes na história recente da humanidade, os anos de 2021 e 2022 foram marcados pela quadratura entre Saturno em Aquário e Urano em Touro.

Um grande paradoxo foi vivido durante essa quadratura, já que Urano é um planeta associado às rupturas e mudanças de padrão, mas que está num signo de frequência conservadora, de preservação daquilo que é. E Saturno, por sua vez, planeta associado às regras, estruturas e hierarquias, num signo sintonizado com o novo, as ideologias, o desprendimento. Tudo isso gerou muita confusão: resisto e permaneço no que conheço ou dou abertura para novas possibilidades abandonando o que já foi? Estou acostumado ao mundo do jeito que ele é ou já chegou a hora de mudar? Eu tenho vontade de mudar, mas como fazer se ainda não entendi onde tudo isso vai dar? Tenho medo do futuro que se desenha, mas percebo que do jeito que está não resistiremos por muito tempo?

Todos esses questionamentos acabaram acentuando as polaridades. Um quer conservar a qualquer custo o que conhece porque acha que esse é o melhor ou único jeito de viver e o outro quer mudar a qualquer custo porque percebe essa necessidade, mas pode não valorizar e honrar aquilo que veio antes.

Essa tensão Urano/Saturno perde sua força e termina agora em dezembro de 2022. E aí eu te pergunto: o que você sentiu nesses últimos dois anos? Percebeu o impacto? Acho muito difícil ela ter passado despercebida, não é?

Cronocratores (ou Marcadores do Tempo): a conjunção entre Júpiter e Saturno acontece a cada 20 anos e é conhecida como um marcador de mudanças sociais e econômicas.

Entretanto, o encontro de Júpiter e Saturno no céu em Aquário no dia 21/12/20 a 0° 29′ de Aquário, inaugurou um novo grande ciclo dessas conjunções em signos do elemento Ar (Grande Mutação), trazendo grandes mudanças.

A última ocorrência deste ciclo no elemento Ar foi no final da Idade Média (em 1385 no signo de Gêmeos). Nesta época o mundo mudou e melhorou substancialmente, pois aconteceu a ponte para o Renascimento. O ser humano desde então passou a ser valorizado como tal, observou-se suas potencialidades enquanto homem e como ele poderia atuar na sociedade com sua inteligência e criatividade.

Apenas para deixar claro, a conjunção entre Júpiter e Saturno acontecem a cada 20 anos, mas a mudança de elemento acontece a cada 200 anos. Então, para voltar ao mesmo elemento são 800 anos, e é isso que estamos começando a vivenciar. Por isso a importante desse encontro ocorrido no final de 2020.

Os ciclos Júpiter- Saturno são tidos como momentos de construção do progresso. Até então tivemos 200 anos do encontro (foram 9) no signo de Terra – iniciado no século XIX (1842) e observamos principalmente mudanças no sistema de produção de bens e consumo a partir da Revolução Industrial e do fortalecimento do Capitalismo. Tivemos o deslocamento da população rural para a cidade, busca das nações por supremacia, organização de governos para dominar grandes massas da população. Também tivemos o aparecimento da democracia e ascensão dos EUA como grande potência mundial.

Agora, no ciclo do Ar, a mudança tende a ser no mundo das ideias, com o avanço da tecnologia, das áreas de comércio e transporte, globalização definitiva, valorização da razão e da ciência, mudanças na forma de se relacionar. Pelo encontro entre esses planetas ter se iniciado em Aquário, poderemos observar de agora em diante o reforço da cooperação coletiva, a ideia de que fazemos parte de um coletivo que está interdependente (isso já foi literalmente vivenciado na pandemia ocasionada pelo vírus Covid-19).

A mudança do elemento Terra para o elemento Ar sugere ainda uma decadência das coisas da terra (petróleo, combustíveis fósseis, maquinário pesado, grandes indústrias e do sistema capitalista como o conhecemos).  Foco nas empresas de comunicação e transportes, serviços, tecnologia, aplicativos de relacionamentos, exploração do espaço sideral, comércio e educação online, entre outros. Muda a forma de viver na Terra, assim como os valores. Você será valorizado pelo que pensa e cria, mais do que pelo que você tem. O que terá valor será intangível.

Apenas para lembrar que, entre 1980-2000 tivemos uma exceção ao elemento Terra, com a conjunção Júpiter-Saturno em Libra (sempre tem uma exceção durante o ciclo de 200 anos). Neste período – e podemos associar com o próximo que virá – tivemos o boom da informação, pois apareceram os computadores pessoais e a internet.

As conjunções em signo de Ar vão até 2159.

Teremos 3 mudanças importantes de planetas por signo em 2023: Plutão em Aquário, Saturno em Peixes e Júpiter em Touro.

27/3 a 6/6Plutão em Aquário. Teremos uma breve passagem de Plutão por Aquário, após 15 anos de Plutão no signo de Capricórnio. Sentiremos um toque da mudança que ele trará.  A astróloga Lis Greene diz que Plutão é o grande marcador de mudanças sociais.

A última passagem de Plutão por Aquário foi entre 1778 e 1798, momento em que ocorreu a Revolução Francesa (1789/1799), mudando o panorama social no Ocidente. Esta posição enseja revolução social, por trazer mais vontade de liberdade, igualdade e fraternidade, só que desta vez sob outro panorama.

Após essa breve passagem por Aquário, Plutão regressa aos graus finais de Capricórnio (assuntos não resolvidos desde a pandemia voltam a ser discutidos para serem finalizados), para que entre definitivamente em Aquário em janeiro de 2024.

Com Plutão em Aquário teremos grande transformação na tecnologia, o que ocasionará grandes transformações no modo de ser e agir. Governos que se beneficiam com Plutão em Aquário são os mais progressistas e menos centrados na figura do governante. Governos mais voltados para o coletivo. Aprofundamento entre a distância entre o velho e o novo mundo. Muitas coisas que pareciam ficção científica se tornarão realidade. Pautas de inclusão das minorias ganham forma, pois se vê a sociedade como um todo, todos são cidadãos. Movimento mais para horizontalização do que verticalização. De qualquer forma, as “turmas” podem ficar mais delineadas. A força do poder econômico diminui e ganha força o poder da razão (quem pensa melhor, tem ideias mais originais e se sobressai).

Assim, em 2023, ainda teremos uma predominância de Plutão em Capricórnio, finalizando as transformações na ordem social, nas hierarquias, leis e governos, bem como no setor político e econômico, detonadas desde 2008.

Saturno em Peixes:  de 7/03 a 25/5/25 (retrogradação dentre junho e novembro/23)

Com Saturno em Aquário vivemos as questões relacionadas aos questionamentos sobre liberdade, individualidades, utopias, medos de inovações. Houve um reforço da necessidade de se incluírem todas as pessoas na sociedade, principalmente os grupos minoritários, que passaram a reivindicar seu lugar na sociedade. Vimos a necessidade dessa luta por espaço, afinal todos pertencem e devem ser incluídos. Saturno deu voz e mostrou que a pirâmide social precisava ser olhada e ressignificada.

Já Saturno em Peixes amplia o olhar sobre os desfavorecidos, as ações fraternais e a vontade de acolher e perdoar. A inclusão faz parte e não se discute.

Pode trazer medo de se perder no caos e naquilo que não é compreensível a olho nu, ocasionando a depreciação de tendências místicas e capacidades mediúnicas usadas de maneira errada, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho de quem realmente usa a espiritualidade em benefício do coletivo e não de si próprio.

Há a tendência de estabilizar os acontecimentos trazidos pela pandemia (principalmente pelos encontros de Júpiter e Netuno em Peixes em 2022). A pandemia tende a se transformar em endemia e as questões psicológicas causadas por todo esse período podem se evidenciar, principalmente a depressão e seus sintomas, assim como a vivência do luto.

Saturno em Peixes pode auxiliar na instalação de sistemas de trabalho híbridos. Também amplia um olhar mais crítico àqueles que pretendem trazer soluções milagrosas ou mágicas. Para vender seu peixe você precisa mostrar competência- não adianta só fazer marketing.

Júpiter em Áries: 20/12/22 a 15/5/23 – O ano de 2023 começa mais acelerado com esse posicionamento. Dá agilidade, sensação de querer fazer tudo ao mesmo tempo, empreendedorismo, incentivo os esportes, mas também traz cansaço e irritabilidade. Necessidade de afirmação da individualidade, intolerâncias em geral, podendo fazer valer à vontade com violência; desperdício de energia, estímulo a lutar pelas convicções que considere sagradas.

Júpiter em Touro: 16/5/23 a 26/5/2024– Melhora do cenário econômico, mais fartura, bom para setores agropecuários e de produção em geral, fruição da vida, aumento da sociabilidade, damos mais valor à vida, dignidade na simplicidade, se espera muito da vida, fé ligada aos gozos da vida. Pode dar mais preguiça, vontade de usufruir os prazeres, alimentação mais calórica, problemas de saúde ligados à obesidade. Bom uso de terapias que usem o corpo e os sentidos, como massagens e aromaterapia.

Em 2023, Urano continua em Touro (2018/2026) e Netuno (2011/12 até 24/25) continua em Peixes.

Mudança de eixo nodal (11/7) no segundo semestre de 2023: de Touro/Escorpião para Áries/Libra

Em Áries/Libra conflitos entre o desenvolvimento do próprio ser e a busca de harmonia, equilíbrio e confronto nos relacionamentos. Tensão entre dar e receber. O foco é na busca de autossuficiência, autoconfiança, criando coragem para sair de situações de dependência.

Dia 20/4 acontece um eclipse solar quadrado a Plutão, o que promete tensões e atividades belicosas/violentas. Aliás de abril a outubro, Plutão ficará tenso com o eixo nodal, trazendo ameaças no ar; podemos ter ainda muitas transformações, últimas resistências à mudança de Era.

Eclipses 2023:

20/4: eclipse solar (29° Áries)

05/05: eclipse lunar (14° Escorpião)

14/10: eclipse solar (21° Libra)

28/10: eclipse lunar (5° Touro)

Mercúrio retrógrado em 2023:

De 29/12/22 a 19/01/23: dos 24° aos 8° de Capricórnio

De 21/4 a 16/05: dos 15° aos 5° de Touro

De 23/08 a 15/09: dos 21° aos 8° de Virgem

De 13/12 a 2/1/24: dos 8° de Capricórnio aos 22° de Sagitário

Vênus ficará muito tempo em Leão em 2023 (de 6/6 a 9/10). Vênus retrógrada entre 24/07 e 05/09 em Leão (28° aos 12°). Teremos também conjunção interior Sol-Vênus dia 13/08 no grau 20° de Leão.

Marte entra o ano retrógrado em Gêmeos, passando a ficar direto dia 12/01, mas ainda ficando em Gêmeos até 25/03, completando 7 meses no signo.

Pelo Tarot, 2023 é o ano do Carro.  Esse arcano representa o despertar da primavera, o desabrochar das energias e a vontade de começar coisas novas. Pode simbolizar que as oposições precisam ser superadas e conciliadas para que o progresso seja possível e que a vida tome uma direção mais ativa. Alerta para que não se subestime as forças que permaneciam adormecidas. É preciso tomar as rédeas e seguir em frente.  Sem energia o Carro fica paralisado.

Resumindo, 2023 trará lances de mudanças, renovará as esperanças, mas ainda com alguns assuntos do que vivemos nos últimos anos para serem finalizados. Será um ano mais leve que 2022, mas com ajustes finais para os novos movimentos que se iniciam a partir de 2024.

Bom ano para todos nós!

Busca