CÉU ASTROLÓGICO 2024

 

O céu de 2024 tem movimentos interessantes a serem analisados. O que você vai ler a seguir se aplica a nível coletivo. Se você conhece seu mapa astral pode aplicá-los de modo personalizado. Caso não conheça, recomendo que faça uma consulta com um/a astrólogo/a para entender melhor suas dinâmicas pessoais.

Vamos aos principais movimentos astrológicos de 2024:

 

  • Signos dos Planetas Lentos

A) Júpiter (Touro desde 16/05/23 até 25/05/24; Gêmeos de 24/5/24 a 9/06/25)

Em Touro Júpiter observamos um ideal de crescimento, de que a vida pode fruir com abundância. A sensação é de fertilidade, de que tudo pode crescer e prosperar. A sociabilidade aumenta, a sensualidade fica mais aflorada. Há uma sensação de satisfação geral, vontade de usufruir os prazeres da vida. Também propicia extravagâncias, a busca intensa de satisfação, opulência. Essa vontade de usufruir todos os prazeres e deleites que a vida (principalmente a material) traz satisfação, mas também exageros. Perceba a quantidade de shows e eventos que estão acontecendo ultimamente, lotados e com o público querendo curtir cada momento como se fosse o último. O Carnaval de 2024 vai estar sob essa vibração. Quem viver verá 😉

Já em Gêmeos, Júpiter muda de sintonia. Há uma tendência a ampliar a curiosidade, a vontade crítica aflora. O pensamento científico fica em evidência, o interesse por tudo que possa explicar a existência aflora. Poderemos ver mais resultados de pesquisas científicas surgindo nessa fase. Os valores e convicções entram em contradição, pode gerar inclusive ceticismo. Tudo pode ser questionado. Amplia a necessidade de conhecimento e a educação entra em pauta. Muitas notícias circulam (tantos verdadeiras como falsas). Pode ampliar a ansiedade. Também veremos temas ligados ao comércio, transporte público, mídias em geral sendo mais abordado.

 

B) Saturno em Peixes (de 7/3/23 a 25/05/25; de 01/09/25 a 14/02/26)

 

Em Peixes, tendências místicas, devoção, capacidades mediúnicas e até o altruísmo poderão ser mais questionados, muitas vezes depreciados e até proibidos, como se passasse uma auditoria sobre esses temas. Há um medo de se perder no caos, naquilo que não é controlado, que foge à lógica. Vide o que está acontecendo recentemente com as Constelações Familiares e outras áreas que estão sendo tachadas de pseudociências e estão sendo rechaçadas por diversos setores da sociedade, sendo inclusive perseguidas e ridicularizadas. É obvio que todo questionamento é válido e ele serve sim para um aprimoramento nas condutas profissionais, mas muito do que acontece com Saturno em Peixes vem motivado pelo medo de ficar desamparado, de entrar em emoções profundas, de se deixar ser levado e não conseguir achar a saída.

Ao mesmo tempo, pode surgir a necessidade de mergulhar em processos profundos, se perder no caos, achar explicação para o que aparentemente está no mundo do inexplicável. Muitas pessoas mais resistentes podem começar a se abrir para curas de cuidam da psique e do espírito.

Saturno em Peixes traz restrições e também ativa medos em campos psíquico/espirituais, mas também estrutura e faz cair aquilo que não está plantado em bases sólidas e éticas. A fé que sobra é aquela que vem da alma e não da aparência. O amor que aparece é o verdadeiro amor fraternal, a sensibilidade que aflora é aquela que vem das profundezas. O que fica é a vontade sincera de acolher e curar.

 

C) Urano em Touro (de 15/05/18 a 25/04/26)

 

Em Touro, Urano está em queda. Desde 2018 estamos vendo nosso sistema monetário e de consumo mudando radicalmente. Hoje praticamente não usamos mais papel moeda, os pagamentos são praticamente todos virtuais. A matéria deixou de ser palpável e se tornou efêmera. Nossos valores também vêm mudando nesses tempos: não é mais todo mundo que tem o sonho da casa própria e de uma vida estável. Hoje não se fica mais numa empresa por tanto tempo, surgiram os nômades digitais, o número de autônomos aumentou, a educação financeira chegou às escolas, muitos preferem investir a imobilizar seus bens. Nem todos querem ter carro, preferindo meios de transporte que se paga na hora e se gasta menos. A preservação do que parecia estável ficou volátil.

Também percebemos a mudança no consumo: a popularização dos brechós, a venda sustentável, casas sendo feitas com base em sustentabilidade (uso consciente da energia findável), redução do consumo de carne vermelha, expansão do veganismo, campanhas de proteção contra testes em animais, surgimento do Airbnb, entre outros.

O mundo vem mudando sua relação com a matéria e isso se concretiza definitivamente no final desse ciclo de 8 anos e com a conjunção Júpiter/Urano entre março e maio de 2024.

 

D) Netuno em Peixes (de 05/04/11 a 25/01/26)

 

Com Netuno em Peixes desde 2011, vem ficando cada vez mais claro que fazemos parte de um todo maior e que o que atinge um inevitavelmente atingirá a todos (vide epidemia Covid-19 e efeitos dos conflitos territoriais mais recentes). Sentimos que o mundo não tem fronteiras tão bem estabelecidas assim. Parece que tudo está miscigenado, globalizado, que não há início e nem fim.

Hoje as pautas de inclusão já fazem parte da sociedade. Se questiona o racismo, o machismo, o etarismo, o capacitismo. Criam-se leis para os excluídos – eles precisam ser vistos.

Fala-se da água, das nossas reservas hídricas, do excesso e da escassez. Rios secam, outros transbordam. Pessoas morrem em enchentes e outras sofrem pela falta de água potável. Preocupa a poluição dos lençóis freáticos, dos oceanos, dos rios. Geleiras derretam e afetam a salinidade das águas. Ilhas são ameaçadas pelo aumento do nível das águas. Água é a grande preocupação mundial.

Também vemos a formulação de novos remédios à medida que esse mundo sem fronteiras amplia as chances de doenças coletivas. Aliás, os fármacos entram em pauta e passam a fazerem parte definitiva da vida das pessoas, modernizando-se também. A saúde mental passa a ser valorizada e estudada.

A indústria do entretenimento se expande (streamings, shows, músicas), pois há uma necessidade de sonhar, se divertir, até como fora de escape. O mundo onírico nos tira da realidade frenética e dolorida. Nos amortecemos, nos iludimos, nos desviamos.

 

E) Plutão (em Capricórnio – de 27/11/08 a 23/03/23; 12/06/23 a 20/01/24; 01/09/24 a 18/11/24; em Aquário (queda) – 18/11/24 a 19/01/44; de 23/03/23 a 11/06/23 e 21/01/24 a 01/09/24)

 

Com Plutão em Capricórnio estamos vivenciando uma transformação profunda na ordem social, nas hierarquias e nas leis, bem como nas responsabilidades sociais. Questiona- se o capitalismo, as formas de consumo, as dinâmicas econômicas. Ao mesmo tempo há um enrijecimento de normas, condutas moralistas ganham força, há até retrocesso em leis, por medo das transformações inevitáveis. Reforçam-se teses e comportamentos já ultrapassados. Aumenta o moralismo e o conservadorismo por um lado, enquanto outro lado da moeda, busca-se por quebrar regimes rígidos e autoritários.

Com Plutão em Aquário teremos uma grande transformação social, propiciada principalmente pelos meios tecnológicos. É fato que esta transformação já vem acontecendo, mas será ratificada enquanto Plutão estiver em Aquário. Teremos a sensação de que nunca vivemos antes de outra maneira. Já temos uma geração que nasceu na Era Digital e essa geração chega à fase adulta com Plutão em Aquário.

A distância entre o velho mundo e o novo mundo fica maior. Tem poder quem sabe criar e sobreviver nesse novo meio. Os conceitos de liberdade e independência mudam.

 

F) Nodo Norte em Áries (de 18/07/23 a 112/01/25)

 

Aqui temos a bússola de orientação para essa fase descrita acima. Em Áries devemos nos pautar por ousadia, autonomia, coragem, espírito pioneiro, empreendedorismo. Há impulso, vontade de desbravar e conquistar. Uma sensação de que algo novo está surgindo e que precisamos seguir em frente sem medo. Nossa individualidade será necessária, saber quem se é será importante.

 

  • Principais Ciclos Planetários

 

a) Júpiter sextil Saturno (maio a julho 23; dezembro 23 a abril 24)

Sinalizador de crescimento econômico, sensação de confiança para investimentos e consolidação dos negócios.

b) Conjunção Júpiter-Urano (março a maio 24)

Este é um ciclo bem significativo para as inovações tecnológicas que farão parte da vida terrena daqui para a frente. Novos formatos de negócios, formas de pagamento, uso da IA para novas soluções, saltos de rentabilidade.

c) Sextil Júpiter-Netuno (maio 2024)

Esse aspecto ajuda nas negociações, na união e privilegia o bem comum. Coisas “surreais” podem acontecer e são reconhecidas como bençãos.  Fala-se mais na paz, na conciliação, nos ajustes. O setor de recursos naturais e a indústria farmacêutica podem ter avanços.

d) Sextil Júpiter-Plutão (maio/junho 24)

Boa época para investimentos e investidores porque o dinheiro circula mais. Ótimo para o setor de energia/petróleo.

e) Trígono Urano/Plutão e Netuno Sextil Urano/Plutão (julho a novembro 24)

Forma-se um triangulo entre os três planetas lentos do sistema solar. É uma joia no céu. Urano em Touro faz trígono a Plutão em Capricórnio e Netuno em Peixes faz sextil com ambos. É um desenho que podemos celebrar, pois pode ser um tempo de mais harmonia, de sensação de assentamento de energias que antes estavam dispersas. Os conflitos podem ganhar soluções, questões globais podem ser mais bem resolvidas. Avanços científicos notáveis podem aparecer, beneficiando a coletividade. Fala-se muito em termos de humanidade. Esse aspecto dá a sensação de que muito do que foi vivenciado em 2020 se estabilizou e não ameaça mais.

f) Quadratura Júpiter/Saturno (agosto a dezembro 24)

Conceitos são colocados em conflito, principalmente entre o que é ciência e o que não se considera ciência e, portanto, se despreza. Enquanto Júpiter estiver em Gêmeos, ampliam-se conceitos, buscando-se por novidades, mas sem o aprofundamento muitas vezes necessário. Saturno em Peixes traz confronto nesses pensamentos, questionamento na displicência e na falta de experiência e profundidade.

 

  • Eclipses 2024 (horário de Brasília- BR)

 

Eclipse Lunar Penumbral: 25/03/24, 04:00, 5° Libra

Eclipse Solar Total: 08/04/24, 15:20, 19° Áries

Eclipse Lunar Parcial: 17/09/24, 23:34, 25° Peixes

Eclipse Anular Solar: 02/10/24, 15:49, 10° Libra

 

Eclipses são fenômenos astronômicos que acontecem todos os anos no eixo nodal, que em 2024 estará em Áries/Libra. O Eclipse Solar acontece na Lua na fase nova e geralmente traz mais intensidade para o ciclo que está iniciando. Já o Eclipse Lunar acontece quando a Lua está na fase cheia e traz consigo uma visão mais clara dos acontecimentos.

O que chama mais a atenção para o ano de 2024 é que os eclipses atingem a temática do eixo Áries/Libra; portanto veremos mais questões ligadas a composições, acordos, parcerias, justiça, inícios, impulsividades, iniciativas individuais sendo colocados em pauta.

 

  • Movimentos de Retrogradação dos Planetas

(lembrando que este é um movimento comum e que astrologicamente é lido como uma revisão)

 

  1. Mercúrio: 13/12/23 a 02/01/24; 01/04/24 a 25/04/24; 05/08/24 a 28/08/24 e 25/11/24 a 15/12/24)
  2. Marte: 06/12/24 a 23/02/25
  3. Júpiter: 09/10/24 a 04/02/25
  4. Saturno: 29/06/24 a 15/11/24
  5. Urano: 28/08/23 a 27/01/24 e 01/09/24 a 30/01/25
  6. Plutão: 02/05/24 a 11/10/24

Vênus não fica retrógrada em 2024.

Desejo a todos um ano muito frutífero, com muita saúde, realizações e alegrias. Bjs

Busca