Preparados para 2022?

Neste texto vou falar sobre as principais movimentações astrológicas do ano. Vale lembrar que essas informações são gerais; para que você entenda o seu caso particular o melhor é sempre consultar um astrólogo profissional. Então vamos lá:

1. Eclipses no eixo Touro- Escorpião

Nodos lunares são os pontos onde a órbita da Lua cruza a eclíptica. É justamente neste eixo que os eclipses acontecem. Eclipses são disparadores de eventos. Eles trazem à tona assuntos e mudanças necessárias. Não são de todo ruins como se possa imaginar, mas movimentam as áreas em que tocam no nosso mapa natal e, no mundo, principalmente as áreas que recebem suas sombras.

Entre 19/01/ 22 e 18/07/23 o Nodo Norte passará para o signo de Touro (consequentemente o Nodo Sul fica no signo de Escorpião). Sairemos, portanto, do eixo de eclipses em Gêmeos-Sagitário. Esta mudança de eixo muda o tópico de assuntos acionados durante o período em que os eclipses ocorrem. Pessoalmente, você pode olhar que Casas Astrológicas este eixo acontece no seu mapa natal e então saberá quais assuntos terão mais relevância na sua vida neste período. Por exemplo: se o eixo Touro-Escorpião está nas casas 4 e 10, você provavelmente terá assuntos relacionados à sua família, sua casa, seus trabalhos e propósito de vida sendo acionados. Se for no eixo 6-12 você sentirá mais necessidades de cuidar da sua saúde, alterar seus hábitos e rotina, dar conta da sua saúde física, psíquica e espiritual.

Esta mudança de eixo no sentido global, traz à tona assuntos ligados aos nossos recursos, especialmente nossa sustentação na materialidade. Traz possibilidade de grandes transformações no modo de produção. Assuntos ligados à economia, finanças, recursos naturais, minérios e riquezas subterrâneas, agricultura, moda e design, psicologia, lideranças, bancos ganham destaque. Podemos ter mais necessidade de segurança, foco, solidez, colocar em prática as idéias que surgiram no eixo anterior. Vontade de colocar a mão na massa e realizar. Importante olhar para a vida material, fontes de renda, salário. Vontade de ter mais conforto, usufruir a vida e suas benesses. Temeremos as crises, mas precisaremos olhar para elas para construir num terreno mais firme.

Datas dos eclipses: 30/04 (Eclipse Solar Parcial- 10° 28´ Touro); 16/5 (Eclipse Lunar Total- 25° 18´Escorpião); 25/10 (Eclipse Solar Parcial- 02°00´de Escorpião); 08/11 (Eclipse Lunar Total- 16°00´Touro)

2. Planetas Retrógrados
Durante o ano de 2022 teremos ao todo 8 planetas em retrogradação. Isto significa que os assuntos a eles relacionados serão, no geral, revisitados, reanalisados e eventualmente, consertados. No seu mapa astral pessoal o interessante é perceber em qual região eles estão por mais tempo e se tocam planetas natais.
Mercúrio sempre fica retrógrado pelo menos 3 vezes ao ano. Neste período vale atenção à forma de se expressar, às negociações, ao que escreve e aos documentos que assina. Observação a tudo que acione movimentação (estradas, portos, meios de transporte, correios). A mente pode ficar mais intensa, mas também fica com maior grau de precisão. Em 2022 ele ficará retrógrado por 4 períodos (14/01 a 04/02; 10/5 a 03/06; 10/9 a 02/10 e 29/12 a 18/01/23).

Vênus ficará retrógrada entre 19/12/21 e 29/01/22 no signo de Capricórnio. Neste período pode ser interessante observar melhor os gastos, escolher melhor as compras, observar o relacionamento afetivo com mais cuidado.
Marte ficará retrógrado entre 30/10 e 12/01/23 no signo de Gêmeos. Neste tempo ficar em maior observação com a forma de se colocar perante as pessoas, em especial com relação à forma de expressar seus pensamentos. Atenção também para as formas de deslocamento (tendência a confusões em aeroportos, estradas e afins).
Júpiter retrograda entre 28/07 e 23/11 no signo de Áries. Aqui perceberemos uma maior atenção a expansão de forma exagerada, explosões, exageros que levem à precipitação.

Saturno em Aquário ficará retrógrado entre 04/06 e 23/10. São meses em que o poderemos notar recessões e necessidade de maior planejamento. Também mais dualidade e rigidez na forma de se posicionar.
Urano em Touro inicia o ano já retrógrado (até 18/01) e volta ao movimento de retrogradação entre 24/08 e 22/01/23, no signo de Touro. Algumas interrupções em processos que já estavam em andamento podem ocorrer, assim como retomada de decisões que ficaram em suspenso voltam a ganhar força.

Netuno em Peixes ficará retrógrado entre 28/06 e 03/12. Neste período a atenção com os escapes (bebidas, drogas, fanatismo), dificuldade em enxergar a realidade podem aumentar. Período em que pesquisas que vinham sendo desenvolvidas podem ser reveladas.

E Plutão em Capricórnio ficará retrogrado entre 29/04 e 08/10. Processos que precisavam de finalização podem definitivamente se encerrar. Mudanças que já vinham sendo requisitadas acham uma solução mais definitiva (observe que no período de retrogradação de Plutão e de Saturno- de julho a outubro- poderemos sentir mais as questões de recessão econômica, em especial em agosto/setembro/outubro quando Urano também estará retrogrado. De mesma forma, talvez no mesmo período, se deem soluções a crises iniciadas em períodos anteriores, mudando até a rota da economia.

3. Principais Trânsitos e Aspectos Planetários

Júpiter inicia o ano de 2022 no signo de Peixes. Por lá, fica até 10/5. Então muda de signo, indo para Áries e ficando até 28/10, quando novamente volta para Peixes até 20/12. E depois segue sua temporada ariana até 16/05/23.

Em Peixes, Júpiter se encontra domiciliado, portanto, sua atuação fica mais intensa. Podemos esperar nesta temporada pisciana os seguintes assuntos vindo à tona: questões marítimas, enchentes, valorização da indústria química e farmacêutica (surgimento de novos medicamentos/vacinas), medicina alternativa/ancestral, ações filantrópicas, muita vontade de escapar da realidade, aumento das funções de streamings, artes/música em alta, grande sensação de que somos parte de um coletivo e o que acontece com o todo também nos atinge ( esta fala de que minha liberdade individual é mais importante tende a não se sustentar se ela atinge o direito de liberdade coletiva).

Em Áries, Júpiter trará crescimento rápido, incentivo ao empreendedorismo, startups, novos negócios. Valorização do pioneirismo e da criatividade. Aumento de atividades competitivas, valorização dos esportes, mais agitação. Profissionais autônomos podem se sentir mais incentivados. Vontade de iniciar algo novo.

Em janeiro/22 Júpiter em Peixes faz uma quadratura com o Nodo Norte ainda em Sagitário e pode deixar uma sensação de falta de foco, de querer fazer tudo e se prometer coisas que depois não consegue cumprir.

Entre fevereiro e março/22 Júpiter e Urano fazem um bom ângulo e poderemos ver avanços na ciência, boas notícias e oportunidades em geral, soluções criativas paras problemas difíceis, aumento de decisões baseadas na intuição.

Um aspecto muito relevante e que acontece a cada 12 anos é a conjunção de Júpiter com Netuno (março/abril 22). Neste ciclo poderemos sentir mais esperança, parece que pequenos milagres acontecem. Há tendência de se avançar com as questões das vacinas (melhor distribuição pelo mundo), mais adesão às questões coletivas. As artes ficam em alta (atores/músicos se sobressaem), bons debates sobre espiritualidade e curas da alma, otimismo misturado com inocência. Mais ajuda humanitária e destaque para as entidades religiosas/missionárias. O coletivo ganha muita importância, como se tudo se espalha-se mais fácil (coisas boas e ruins).

Ainda entre março e abril Júpiter faz sextil com Nodo Norte em Touro e há uma sensação de bem-estar, de retomada e abundância. Acordos internacionais podem favorecer a circulação.

De abril a maio/22 e depois entre novembro/dezembro 22, Plutão e Júpiter formam sextil e poderemos notar mais notícias de cura e mudanças de ares. Bom período para expansão de negócios e investimentos. Recursos são descobertos e o dinheiro circula mais. Bom para pessoas que já exercem o poder. Grandes aquisições, favorecendo conglomerados que já sejam abonados.

Saturno permanece o ano todo em Aquário (fica até 03/23 no signo). Nesta temporada aquariana em 2021 pudemos perceber (até com mais intensidade pelo auxílio de Júpiter em Aquário): grupos marcados pelo individualismo, tecnologia mais disponível para as massas, necessidade de planejamento e prevenção, estruturas de compartilhamentos (co-workings, espaços onde de mora e se trabalha, restaurantes coletivos, cooperativas), matérias-primas inovadoras, gestões menos centralizadas, tecnologia como ferramenta de trabalho.

A quadratura de Saturno e Urano, que deu o tom em 2021, adentra o primeiro mês de 2022 e volta no segundo semestre, entre julho e dezembro. Continuaremos a ver a disputas entre padrões antigos que querem resistir versus padrões novos que estão buscando mais espaço. Debates entre direitos coletivos versus liberdades individuais; insurreições aos excessos de controle; questionamentos sobre instituições poderosas; tecnologia versus trabalhos caseiros/manuais; adaptações tecnológicas que se fazem necessárias na vida de todos; surgem novas funções e outras acabam de vez; sensação de instabilidade geral.

Entre março e maio, Saturno tensiona com o Nodo Norte e podemos sentir uma sensação de lentidão nos processos, dificuldades para mudanças necessárias, escassez de alguns recursos e medidas restritivas.

Urano continua seu percurso por Touro (até 04/26). Muitas mudanças já foram notadas desde que ele iniciou seu ciclo taurino em 03/2019 e elas continuam. Pudemos notar mudanças na forma de consumo e produção (incentivo de reciclagem, comidas orgânicas, aumento do vegetarianismo/veganismo, slow food); mudanças da forma de usar o dinheiro (cada vez mais uso digital para pagamentos, quase não utilização do dinheiro impresso, Pix, criptomoedas etc.); consumos temporários (incentivo de aluguel, Uber, Air B&B, etc.), avanços da tecnologia do setor agropecuário.

Urano fica conjunto ao Nodo Norte em Touro entre julho e setembro e depois entre novembro e dezembro. Pode ser um período de grandes mudanças positivas, principalmente daquelas que já vinham sendo plantadas anteriormente. A produção de bens e produtos avança. Dinheiro circula mais, novas produções surgem. Inovações são devidamente implantadas no planeta. Podemos ver também movimentos maiores na Natureza, especialmente do solo.

Netuno, que está em Peixes desde abril de 2011, ainda permanece no signo até janeiro de 2026. Esta tem sido uma temporada em que está ficando claro que o mundo não tem fronteiras (inclusive trazendo com mais facilidade epidemias e pandemias), discussões sobre inclusão das minorias ( nunca de falou tanto sobre capacitismo, feminismo, racismo, homofobia), aumento das atividades ligadas as artes e a música em especial, com surgimento de novas formas de música e grandes shows/festivais, sensação de que nada dura por muito tempo, divulgação maior do misticismo, necessidade de busca por sentido de vida, quebra de patentes nos medicamentos, discussões sobre a água do planeta, mais consumo de entorpecentes e remédios que tirem a dor ( soníferos, analgésicos), dor da alma que leva à espiritualidade, o pensar fica mais sistêmico.

Netuno faz sextil com o Nodo Norte entre março e julho. Neste período podem surgir pessoas inspiradoras, principalmente na área das ciências, artes, economia, espiritualidade. Amplia-se o sentido se produção coletiva e de que é preciso que todos pensem no bem geral para que o progresso ocorra.

E Plutão, que desde 2008 está em Capricórnio e por lá ficará até 01/2024, vem nos mostrando as crises financeiras e no sistema capitalista, recessões econômicas, necessidade de reeducação econômica ( mais pessoas hoje aprenderam a investir; educação financeira nas escolas); alerta para os recursos do planeta que estão acabando; questionamentos sobre o sistema desenvolvido na “ era industrial”; reutilização e reciclagem dos recursos naturais e aumento das formas alternativas de busca por energia (energia limpa); questionamentos dos governos centralizados em uma só pessoa e de governos autoritários; autoridades que mostram competência são mais valorizadas do que as que só tem carisma; olhar do mundo para o setor de produção teremos alimentos para todos?; desperdícios começam a não serem tolerados).

4.Brasil

Com relação ao Brasil, muitas movimentações astrológicas ocorrerão, mas vou me deter por hora texto às principais.

Entre dezembro de 2021 a março de 2022 Urano em trânsito faz conjunção com Saturno Natal na Casa 3 do mapa do país. Esta será a última conjunção (ela já havia ocorrido no segundo semestre de 2020 e em todo ano de 2021). Esta conjunção sinalizou tempos de incertezas e indefinições, com a sensação de que o jogo político poderia mudar a qualquer tempo. As relações com os meios de comunicação também ficaram tensionadas (perseguição da mídia”, “mídia tendenciosa”, “má comunicação do governo” foram termos muito usados). Ficou nítida a falta de infraestrutura, conflito com caminhoneiros (meios de transporte), tensões entre pensamentos conservadores e os mais liberais. Também poderemos notar que assuntos ligados à educação ganham um tom mais crítico e exigirão mudanças rápidas (aquelas que já estavam sendo cobradas durante a pandemia).

Júpiter em trânsito faz quadratura com a conjunção Jupiter-Lua do Brasil na Casa 4, entre janeiro e fevereiro/22. A população pode se sentir mais empolgada e otimista; podem superestimar as expectativas. Neste período é importante ter cuidado com o excesso de promessas. Também há mais movimentação da população, mas com um sentido de bloqueio e restrições à liberdade almejada (vide já restrições no réveillon e carnaval).

Em março, Júpiter faz oposição ao Sol do Brasil e trígono com o Meio de Céu, mostrando ser este um mês de visibilidade para o presidente. Período bom para lançamentos dos nomes à candidatura à presidência e alguns nomes começam a mostrar sua força.

Entre março e julho, e entre agosto e dezembro, Netuno em trânsito faz oposição com o Mercúrio natal do Brasil, que se localiza na Casa 8. Esta oposição ficou bem ativa em 2021 também. Percebemos e continuaremos a perceber o mal uso dos recursos públicos, buscas por contornar o teto de gastos, enfim, uma confusão ou má percepção dos investimentos e recursos em geral, podendo aumentar juros e dívidas. Também questões ligadas aos recursos do subterrâneo, como garimpo e terras indígenas. As informações sobre nossas riquezas acontecem de forma ambígua e distorcida. Descontrole nos gastos, vazamento de dados (hackers invadem informações sigilosas).

Durante todo o ano, o Meio do Céu progredido fica em tensão com o Sol do Brasil, gerando impopularidade para as autoridades em geral, em especial o chefe do Executivo.

Até março, Júpiter continua na Casa 1, trazendo a atenção do mundo para o nosso país. Depois, até abril/23 ele ficará transitando pela Casa 2. Isso tende a sinalizar uma melhoria na economia, aumento da produtividade em geral. Incentivo de novos investimentos, podendo com a conjunção com Plutão natal, entre maio e dez/22 aparecerem novos recursos, principalmente minerais. Pode ser uma fase de grande expansão econômica para o Brasil, ajudando a equilibrar as contas se bem administrados. Novas empresas podem surgir, assim como incentivo para os empreendedores. Lembrando que este ciclo aconteceu em 2010 e foi uma época de grande crescimento por aqui.

Saturno faz conjunção com o Ascendente do Brasil em abril (conjunção também com o Nodo Norte entre janeiro/fevereiro) e fica na Casa 1 durante todo 2022. Este pode ser um ciclo marcante para o país (ocorre a cada 29 anos). Só para lembrar em 1992 o presidente Collor sofreu o impeachment e em 1993, tivemos o plebiscito para o sistema de governo. De qualquer forma é um marco político importante, que tende a trazer um redirecionamento. Nesta fase os candidatos à presidência ficam evidentes e começam a apresentar seus planos de governo, começando a definir as regras do jogo sem tantas especulações.

Urano faz quadratura com os Nodos entre maio e junho/22 e depois em novembro a fevereiro/23. Aqui podem surgir novos fatos que podem mudar a direção do jogo. Pessoas importantes podem ser substituídas subitamente, assim como acontecimentos mudam a posição do Brasil perante o mundo e seus contratos estrangeiros.

Saturno em trânsito fica oposto a Vênus de Casa 7 entre fevereiro e março. Poderemos sofrer sanções de governos estrangeiros ou alguns contratos podem ser revistos por não se cumprir o prometido. Fica mais difícil pedir crédito e as parcerias sofrem restrições. A economia também se ressente neste período. Época boa para cuidar dos gastos.

Urano faz boa parceira com o Sol em abril, maio e dezembro de 2022. Esta é uma dica de algo se renova, que que mudanças boas podem estar acontecendo. Novas formas de utilizar os recursos públicos aparecem e trazem alívio.

Júpiter faz sextil com a conjunção Jupiter/Lua natal entre maio e junho e agosto/setembro. Época boa para assuntos do solo, que produz mais e amplia capacidade de exportação. O setor imobiliário também cresce, a educação ganha um incentivo.

Entre maio e junho e setembro e outubro Júpiter faz tensão com Urano e Netuno natal de casa 11. Podemos sentir tensões vindas do Congresso Nacional, projetos de leis que tem dificuldade de passar ou que serão exaustivamente debatidos.

Urano em trânsito entra em quadratura com Vênus natal entre junho e dezembro. Este aspecto, como vimos, permanece no segundo semestre todo. Pode significar que o Brasil terá que se adequar ao cenário político mundial para que os negócios sejam fechados, assim como certos acordos podem acabar sendo revisitados. Poderá haver mais cobrança sobre a credibilidade do país. Destaque também para o Poder Judiciário que poderá ser mais pressionado ou ter reviravoltas que exijam novas posturas. De qualquer forma ele será bem acionado.

Bom, alguns outros aspectos acontecem no mapa nacional, mas acho que por enquanto já temos informações suficientes, certo?

Desejo que 2022 seja um ano em que possamos levar os aprendizados acumulados neste período pandêmico com muito discernimento. Que tenhamos equilíbrio, sempre cultivando a gentileza e vibrando pela evolução do nosso país e do planeta que amorosamente nos acolhe.

Beijos e feliz 2022!

Busca