2020- Fim de um ciclo?

Quem nunca ouviu falar da mensagem de Chico Xavier e a data limite para a humanidade? Segundo essa mensagem, a humanidade teria até 2019 para entrar em um novo ciclo planetário. Será que astrologicamente há conexão com esta mensagem?

2020 é um ano muito peculiar astrologicamente falando. Temos o encontro de 3 planetas externos em Capricórnio. Esse tipo de encontro, que chamamos de encontro dos grandes, sempre traz movimentos significativos na história terrestre.

Plutão, Saturno e Júpiter se juntam nos últimos graus de Capricórnio em 2020.

Historicamente sempre que esses encontros acontecem (entre dois grandes já é suficiente) muitas mudanças ocorrem. O signo do trânsito dá o tom. Exemplos:

• 1914: conjunção Saturno/Plutão em Câncer – 1ª Guerra Mundial- colapso dos sistemas da forma como o mundo conhecia; mapa da Europa redesenhado, fim dos impérios (famílias aristocratas); mudou história da Europa; 1947: conjunção Saturno/Plutão em 13º Leão – pós 2ª Guerra- Europa destruída, início da Guerra Fria (capitalismo vs. socialismo); briga das duas maiores nações do mundo; independência de outras nações (Índia, Coreias, Israel/Palestina; Índia/Paquistão); 1982: conjunção Saturno/ Plutão 27º Libra : Guerra das Malvinas; genocídio na Líbia, auge guerra Ira/Iraque; fortalecimento sindicalismo; 1983/1984 Plutão/Saturno em Libra- mudança do regime de governo no Brasil e Argentina (ditatura/democracia) 1989 – conjunção Saturno/Urano/Netuno em Capricórnio: mudanças políticas, fim da URSS, surgimento de novos países, unificação Alemanha; 2001 – oposição Saturno/Plutão (Gêmeos/Sagitário): atentado às Torres Gêmeas

E porque 2020 poderia ser considerado um fim de ciclo?

Segundo a astróloga Celisa Beranger, citando o astrólogo francês André Barbault, 2020 é a ponta de um ciclo de queda que começou em 2010, se acentuou em 2015 e chega ao fim em 2020. A maior queda do século XXI! É um índice cíclico, ou seja, maior aproximação de planetas lentos numa faixa de 90º – entre Capricórnio e Touro – e também pela incidência de 7 planetas em ciclos decrescentes.
Vale lembrar que crises são momentos de crescimento e que todo crescimento gera estranhamento e dor. Mas sempre há avanços! Pelas combinações astrológicas que ocorreram em 2019, sentimos certo peso nas nossas caminhadas, pareceu que tudo ocorreu de maneira pouco progressiva, com ar de desalento e descrédito. Entretanto, fomos percebendo que certos ajustes seriam necessários no caminho e muitos alertas foram feitos, vide questões climáticas, econômicas, entre outras. É como se 2019 fosse uma preparação para 2020.
Então podemos considerar 2020 como o ano de encerramento de um ciclo sim.
De 2021 a 2028, segundo Celisa, o ciclo volta a subir como uma flecha e teremos outro tipo de vivência para a humanidade!
Estamos efetivamente vivenciando uma transição de fase!
Houve uma concentração no elemento terra desde 1842 nos ciclos Júpiter/Saturno. Isso muda em 2020 para o elemento Ar. Termina a fase materialista, de conquistas (posses de terra/guerras territorialistas) e de autoritarismo (regimes ditatórias/extremistas).

No final de 2020, essa conjunção Saturno/Júpiter ocorre novamente, porém no signo de Aquário. Este signo fala de relações interpessoais, de grupos, de intelecto. Princípio da cooperação, de prestar atenção na humanidade e viver bem o social. Troca de uma política mais conquistadora para uma política mais humana e integrativa.

A conjunção Júpiter/Saturno tem ciclos de 800 anos (200 em cada elemento). Essa mudança de elemento é uma mudança de paradigma para a humanidade. Exemplificando, com Júpiter/Saturno em Touro em 1802 começa a Revolução Industrial. Já, mais para trás, no século XIV, quando começou um Ciclo de Ar (Gêmeos e Aquário), o humano começou a ser valorizado e começaram as pautas sobre os direitos humanos e a importância do pensamento.

Desta forma, a Astrologia vai estudando os eventos históricos planetários e fazendo as devidas correlações astrológicas. Assim na Terra como no Céu e vice-versa. É o princípio da correspondência em atuação.

Vivendo vivenciamos a história. Quem viver, verá.

2020: VIVENCIANDO O ELEMENTO TERRA

Voltando para o ano de 2020, este terá uma concentração de planetas em signos do elemento terra – Plutão, Saturno e Júpiter em Capricórnio – além de Urano em Touro. Marte também ficará um bom tempo em Capricórnio.
Podemos falar que certas palavras serão de extrema relevância: responsabilidade, ordem, organização, metas, ambição, estrutura, retidão, seriedade. Reto pensar, reto viver.
Questões associadas ao elemento terra também terão destaque, entre elas propriedade, posses, dinheiro, agricultura, alimentação, sistemas políticos/governos, regras, impostos, estruturas em geral, economia.

PLANETAS LENTOS EM 2020

Vale a pena entender melhor a posição dos planetas lentos por signo. A movimentação dos planetas mais rápidos pode ser consultada em textos mensais ou semanais, aqui ou nas redes sociais, ok?

Júpiter em Capricórnio: crescimento limitado, gradual. Cada passo de uma vez. Melhoria da produtividade, gestão enxuta, investimentos de longo prazo. Uso bem planejado dos recursos, consciência de que precisamos economizar e necessidade de se aproveitar tudo; benefício no setor da economia, boa sorte para quem é produtivo, quem constrói, quem fabrica (setor secundário); crescer sem pular etapas.

Saturno em Capricórnio: é uma vantagem, já que está domiciliado. Ele simboliza que para termos resultado precisamos de disciplina, mas o esforço é recompensado pelo merecimento. O esforço dá resultados concretos. Quem trabalha tem recompensa pelo esforço.

Urano em Touro: mostra a valorização daquilo que é natural, do que vem da terra. Evolução na forma de cultivo da terra (novas forma de lidar com agrotóxicos/regulação, alimentação orgânica), vegetarianismo, veganismo. Mais preocupação com o que se come (sem glúten, sem lactose, menos açúcar). Touro está ligado à boca (por isso tantos assuntos ligados à alimentação); também a questão da segurança material muda (dinheiro digital, diminuição das agências físicas de banco, bancos digitais), criptomoeda, trocas, permutas). Tecnologia funcional (Uber, Waze, Ifood).

Netuno em Peixes: um reflexo de que há algo além, uma força maior que nos conecta, a fé que cura, a transcendência. Solidariedade, sensibilidade. Um alento para equilibrar as energias da terra (que são mais rígidas); artes, grandes festivais de música, espiritual, busca de conexão.
Na tensão (quadratura Netuno/Júpiter no ano 2019- esse aspecto acontece a cada 163 anos) se atraiu para a ilusão, falsos gurus, salvadores da pátria, fake news, estelionatos, falsas promessas, abuso de drogas. Na harmonia, Júpiter/Netuno (janeiro a março e julho a outubro 2020) auxilia o crescimento que ocorre sem resistência, a inclusão em geral aumenta, há fluidez e mais confiança, inspira mais entrega (sei que as coisas estão mudando, mas eu confio). Mais fácil conseguir adesão, convergência, o bem comum. Desperta o espírito de camaradagem e cumplicidade. Ideal para debater temas que afligem a todos.

TRÍPLICE CONJUNÇÃO JÚPITER/SATURNO/PLUTÃO – DE MARÇO A JULHO E NOVEMBRO/DEZEMBRO (MARCO HISTÓRICO)

Plutão e Saturno em Capricórnio terão seu primeiro encontro em 12/01/2020 até fevereiro e depois em setembro/outubro de 2020. Esse período sugere controle dos governos em geral, taxações, redução e/ou corte de gastos (vide Reforma Tributária e da Previdência no Brasil), sensação de escassez (não podemos desperdiçar/recursos podem acabar). O encontro de dois planetas externos sempre provoca grandes transformações na história terrena como dito acima. Em Capricórnio, sugere um novo ciclo de estruturação no mundo todo.
O encontro Plutão/Saturno encerra um ciclo de problemas sérios na economia mundial. 2020 é um ano para se ajustar tudo que vem acontecendo desde 2008, principalmente no sentido de governos, economia e estruturas.
A conjunção de Júpiter/Plutão/Saturno, que ocorre em março de 2020, mexe com a moeda (o dinheiro físico vai se tornar totalmente desnecessário, por exemplo). Questões com Bolsas de Valores devem ser ajustadas – mudança nas leis, menos especulação, mais controle e regulação (tomando o exemplo do ciclo Plutão/Saturno em Libra em1982- apareceu o cartão de crédito). Uma nova série de produtos financeiros podem surgir, o capital volta a circular com mais fluidez e aumenta a arrecadação. Bom para investimentos de médio e longo prazo.
Ao mesmo tempo, por um tempo parece que há uma concentração de poder, de uma sociedade que fecha portas, reforça fronteiras e impõe limites. Essas medidas podem vir envoltas no medo, ameaça e insegurança. Os governos parecem ficar mais controladores, mas isso faz parte deste fim de ciclo planetário. O pêndulo vai para um lado da balança, para depois mudar para o outro lado.
São ajustes necessários para uma nova forma que surgirá no ano de 2021. O que não serve mais acaba sendo destruído, para que o novo se instale. Teremos o auxílio do sextil Netuno/Júpiter para suavizar a transição e dar mais sentido a ela.

O QUE FAZER QUANDO ESTAMOS NUMA FASE DE TRANSIÇÃO?

Algumas dicas podem ajudar a encarar bem o ano de 2020 e aproveitar o que ele traz de melhor: evitar radicalizações, ter mais cautela, aceitar as mudanças, abrir mão do velho e deixar morrer o que não serve mais na sua vida, tolerância, recolher projeções de sombras ( todos estamos do mesmo lado da moeda), ampliar capacidade de amor, confiar na regeneração ( EVITAR ATIVAR O MEDO), trabalhar, confiar, ter disciplina, ser produtivo, ser mais cauteloso, pés no chão, buscar seu lugar na produtividade social, dar tempo ao tempo. Lembrar que a força da vida é mais forte!

JÚPITER E SATURNO EM AQUÁRIO

Após 200 anos teremos esta conjunção do signo de Aquário, justamente na entrada do Solstício de verão, já no final do ano, mais precisamente em 21/12/2020. Há 200 anos atrás, a título de curiosidade, começou o Iluminismo, época em que o homem se empoderou de sua inteligência.

Podemos considerar uma nova vibração no planeta. Idéias inovadoras, avanços na ciência, direitos humanos e tecnologia. Volta dos programas espaciais. Entrada definitiva na Era Digital.

Esperamos por novas soluções depois da quebra do que estava ultrapassado, atividades com escopo para a irmandade e o coletivo.

NODO NORTE EM GÊMEOS/ SUL EM SAGITÁRIO (MAIO DE 2020 A JANEIRO 2022)

Amplia capacidade de comunicação, conexão e estudos. Mais diversidade, abertura para o novo, mais leveza. Amplia os laços sociais, as pessoas tendem a ficar mais abertas aos contatos e às idéias inovadoras.

Momento de estudar. Aumento de cursos, palestras, workshops. Avanço nos meios de comunicação, na indústria do entretenimento. Cultura maker mais ativa também. Novos meios de transportes aparecem.

Com o Nodo Sul em Sagitário, verdades absolutas, religião sem inclusão, extremismo filosófico, visão unilateral ficam mais enfraquecidos ou são mais questionados.

Este foi um resumo do que considerei mais relevante de passar sobre as grandes movimentações astrológicas para 2020. Teria muito mais a falar, mas aos poucos vou passando durante o ano o que se faz relevante.

Bom 2020 a todos e que venham as mudanças! Paz, fé e muito amor no coração <3

Busca