Previsões 2019

Quando chega esta época do ano ficamos curiosos para saber quais serão os principais movimentos astrológicos para o ano seguinte. Então vamos lá!

Esclareço que essas são as principais movimentações planetárias; portanto para saber sobre movimentações mais especificas seria interessante acompanhar os horóscopos diários e mensais.

E vale lembrar que para saber melhor como essas movimentações astrológicas atingem suas questões pessoais, recomendo que faça suas previsões astrológicas com um astrólogo competente, ok?

A) Júpiter em Sagitário

Entrou no signo de Sagitário em 09.11.18 e ficará até 02.12.19 (retrógrado de 11.04.19 a 11.08.19)
Júpiter é o planeta que nos fala de expansão, crescimento, sorte, ensino, justiça, sabedoria e fé.
Em Sagitário, por estar domiciliado (Sagitário é regido por Júpiter), estará à vontade para exercer suas funções com magnitude.

Projetos tendem a avançar de maneira exponencial. Megaeventos, megashows, megaempreendimentos e fusões de grandes empresas podem acontecer com mais frequência em 2019.
Negociações internacionais e assuntos ligados ao comércio exterior ganham mais notoriedade.

O turismo aumenta, principalmente para destinos exóticos, religiosos e de aventuras.
A área da Educação terá grande destaque, com mais relevância ao ensino superior, ao ensino à distância, intercâmbios, estudo de línguas estrangeiras. Busca-se também por mais excelência nos ensinos em geral, inclusive no nível básico.

Outro destaque vai para a Justiça, especialmente para a criação de leis, magistratura e fóruns de debates.

Os esportes também aparecem e podem trazer novos recordes.
Assuntos ligados à religião e à filosofia também aparecerão com mais frequência. Pode haver uma procura maior das pessoas por lugares onde possam praticar sua fé, assim como aumento da necessidade de entender os propósitos da vida.

De outro lado, no viés negativo podem surgir debates acirrados por inflexibilidade de posição, aparecem os “donos da verdade”, a fé cega e otimismo surreal.

A1) Ciclos de Júpiter

Quadratura Júpiter/Netuno (nos meses de janeiro, maio, junho, julho, setembro): Júpiter expande e Netuno confunde. Provoca sensação de falta de limites ou dificuldade de colocar limites. Aumentam as provocações, mal-entendidos e fake news. Fica difícil de manter a meta, principalmente se não planejada anteriormente. Inflação, extrapolação de orçamento, crescimento sem ordem. Fica mais fácil cair no “conto do vigário”. Falsos gurus, messias e decepções se ampliam (principalmente nas áreas religiosas e filosóficas). Epidemias, questões com refugiados ganham destaques, assim como notícias sobre grandes embarcações.

B) Saturno em Capricórnio

Saturno está em Capricórnio desde 21/12/17 e fica até 22.03.20 (retrógrado 01.05 a 18.09.19)

Saturno rege o signo de Capricórnio, e assim como Júpiter em Sagitário, também está domiciliado, portanto com atuação plena. Essa combinação de dois planetas importantes domiciliados é interessante, principalmente porque um traz a expansão, o otimismo, e o outro, a regulação e a objetividade. Falo que é uma sensação agridoce.
Esta posição trará um período de busca por estrutura, estabilização, retidão, compromisso, otimização, economia geral, enxugamento, gestão eficiente e redução de desperdício

Controle é palavra-chave. A meritocracia é valorizada. O lema é: reto viver, reto pensar, reto agir.

Destaques para profissões que exijam regularidade e planejamento, como gestores, auditores, engenheiros, profissionais sêniors, setor financeiro.

Se premia pela produtividade e pela apresentação de resultados.

Questões ligadas ao envelhecer ganham destaque (previdência, geriatria, serviços voltados para terceira idade).

Tradição, conservadorismo, disciplina, modelos hierárquicos rígidos serão a tônica desta passagem de Saturno por Capricórnio.

B1) Ciclos de Saturno

Sextil Netuno (janeiro/março; maio/julho; outubro/novembro): momentos de facilitação durante este ciclo. Traz uma mistura de disciplina com um olhar para políticas públicas de maior sensibilidade. Existe disciplina, mas sem perder a ternura.

Conjunção Nodo Sul (abril/julho; setembro/outubro): se evidência a austeridade, a racionalidade e a escassez. Podem faltar produtos ou se perceber que o que parecia certo, não está assim tão acessível. Redução de recursos naturais (seca). Quem é mais prevenido, sente a recompensa. Saturação e validade vencidas.

C) Urano em Touro

De 16.05.2018 a abril de 2026. Retrógado de 13.08.19 a 11.01.20

Estado desconfortável para Urano (queda). Fortalece a liberdade de gozar a vida de acordo com os próprios recursos (independência financeira). Assuntos ligados à agricultura, à terra, Natureza, tudo que for material, dinheiro, economia, entre outros, ficam evidenciados.

Liberdade de possuir o que quiser; ideias progressistas sobre posse e propriedade. Problema é falta de persistência e não ter capacidade de subsistência.

Mudanças na economia, no modo de sobreviver e de se sustentar; alterações de ganho (salário- novo conceito); meios alternativos de ganho; renovar a relação com o dinheiro (dinheiro virtual – aplicativos, bitcoins); instabilidades econômicas.

As pessoas ficam mais desapegadas, se valorizando o simples. O dinheiro tende a ficar melhor distribuído (caráter coletivo/humanitário); ações de compartilhamento ficam em voga.

Nova relação com corpo físico (mais valor à saúde do que à estética), maneiras mais naturais de lidar com corpo (aromaterapia, fitoterapia, produtos sem origem animal).

Mudança na forma de alimentação e com o uso diferente dos recursos da Terra. A vida fica mais ecológica e sustentável.

Gasta-se menos e recicla-se mais. Já podemos sentir isso quando vemos a campanha para canudos de papel, por exemplo.

Aumento da percepção extra-sensorial, maior fluxo de informação entre corpo físico e corpo sutil. Terapias que aliam conceitos de energia com o corpo aparecem.

D) Netuno Peixes (2011/2024)- (rx 22/06 a 27/11): amor fraterno, sacrifícios em prol de um bem maior, misticismo, transcendência, espiritualidade, olhar para o todo, telepatia, escapismo, drogas, redenção.

D1) Ciclos Netuno/Nodos (Trígono) – maio a agosto 2019: esta aliança suaviza a dureza de Saturno em Capricórnio ( e sua conjunção com o Nodo Sul). Surgem pessoas inspiradoras que propõe boas saídas para as dificuldades que se apresentarem. Amplia olhar para o próximo, com mais delicadeza e convergência. Atividades beneméritas e assistenciais ganham destaque. Mais empatia e junção de pessoas com aspirações mais elevadas. Solidariedade.

E) Plutão em Capricórnio (2008/2023) – (rx 25/4 a 03/10)– transformações profundas na hierarquia e ordem social; nova visão sobre responsabilidade e cumprimento dos deveres; revisão das normas.

E1) Ciclo Saturno/Plutão em conjunção (dezembro 2019 a março 2020; setembro/outubro 2020): Manifestação se inicia no final de 2019, mas com ápice em março de 2020 (quando Marte faz conjunção). Encontro de planetas “líderes” ( Plutão/Saturno/Júpiter/Marte)

Encerra-se um ciclo e se cria um novo ponto de partida. A grandes estruturas de poder, regimes e grandes corporações poderão ser atingidos por esta conjunção.

Reorganização dos sistemas políticos e do sistema como um todo.

É uma grande energia de quebra de estrutura – isso vale para a econômica, política e meio ambiente (encontro em signo de terra).

Não haverá crescimento sem modelo sustentável, pois teremos exaustão de recursos naturais; será preciso rigorismo no planejamento de recursos.

Sentimento de medo que pode induzir a se fechar fronteiras, barreiras, controle em geral.

Relembrar esse encontro planetário no pós-guerra sob o signo de Leão (1946/1948) – reconstrução de países, criação do estado de Israel, linha de governos mais rígidos. Outro momento desta conjunção se deu no signo de Libra entre 1982/1983 (aberturas diplomáticas no mundo todo, mas também polarizações).

Conjunção poderosa, de decisões impactantes no cenário mundial.

F) Nodo Norte em Câncer (novembro 2018 a maio de 2020)

O Nodo Norte funciona como um farol, indicando qualidades, comportamentos, práticas que ganham destaque naquele período. Em Câncer volta-se a valorizar o conceito de família. Não só a de sangue, mas o conceito de clã, de tribo, de pertencimento. Se resgatam as origens, se valorizam os antepassados.

Vincular, incluir, pertencer são verbos que serão muito falados. Relacionamentos ganham mais vínculos, com mais carinho e cuidado.

Destaque para atividades ligadas a moda, culinária, hotelaria, hospitais, decoração, arquitetura, artes, dança.
Se valoriza o que já se conhece, o que traz familiaridade, retomam-se hábitos, valorizam-se as histórias contadas pelos antigos.

G) Ano de Marte

Muitos astrólogos e esotéricos consideram o ano de 2019 como sendo o Ano de Marte ( coloco desta maneira porque considerar um planeta como regente do ano não é algo unânime entre os astrólogos).

Esta nomeação foi difundida por Ordens Ocultistas (deve ter vindo da época dos caldeus) e chegaram ao Brasil pelos astrólogos Emma de Maschiville e Francisco Lorenz. Se baseia na Estrela de 7 Pontas, que traz um planeta em cada ponta ( incluindo Sol e Lua – até Saturno) e divide Grandes Ciclos de 36 anos e ciclos anuais.
Estes Grandes Ciclos podem trazer mais impactação coletiva do que pessoal.

Em 2017 se iniciou o CICLO DO GRANDE CICLO DE SATURNO (até 2052) – ciclo de CONSCIÊNCIA/COMPROMETIMENTO. Então em 2019 estaremos num grande ciclo de Saturno e no ciclo anual de Marte.

O que esperar de um Ano de Marte?

Marte rege os signos de Áries e Escorpião. Planeta vermelho, que traz como nome o Deus da Guerra. Ele se associa à força e iniciativa para tomada de decisões, coragem, liderança e atitudes impulsivas.
Também se associa à paixão, criatividade, empreendedorismo. Ativa a energia mais jovial, descompromissada e divertida.

Poderemos sentir o tempo mais acelerado. Brigas e impaciência, assim como competitividade podem ficar mais evidentes.

Acidentes, principalmente com fogo ou por negligência tem mais chances de ocorrer.

Atividades marciais em destaque (militarismo, medicina cirúrgica, esportes de combate, entre outros).
Ano que propicia inícios em geral.

_______________________________________________________

Por fim termino estas previsões com a citação do constelador familiar e psicólogo Joan Garriga :
“Morte, decadência, dor, fome ou tristeza não são nada além de experiências, em nada diferem de outras como vida, coragem, ternura ou alegria, porém, como não podem ser pensadas, são unicamente vividas. Este é o paraíso: viver a vida em vez de pensá-la, aprofundar-se nela em vez de conceituá-la, entregar-se a seu fluxo em vez de detê-la. Experiências em estado puro: são vividas e passam, sem desejar agarrá-las para o futuro. A mensagem adicional é que no paraíso não existe o tempo além do agora, do instante puro e luminoso.”

Um excelente ano a todos! Sorte, amor, saúde e paz.

Busca