Estava lendo um livro de Astrologia* e logo no início me deparei com o termo “Astrologia Terapêutica”. A palavra terapêutica está associada ao tratamento de doenças. Então, como associar a Astrologia a um método de cura?

 

 

Deixo claro desde já que não se trata de meio mágico e que a Astrologia não substitui nenhum tratamento médico. De qualquer forma, podemos utilizar a Astrologia como ferramenta para auxiliar no diagnóstico de doenças, sejam elas físicas, psíquicas ou espirituais. A análise do mapa astral pode apontar os pontos mais vulneráveis nestas três dimensões. Assim sendo, o astrólogo pode trabalhar em conjunto com outros profissionais, como médicos, terapeutas, psicólogos/psicanalistas e curadores na tentativa de acelerar o diagnóstico, iniciando o tratamento devido. 

 

Muitos profissionais já se valem do auxílio dos estudos astrológicos em seu trabalho, com resultados bastante favoráveis. E porque dá resultado?

 

A Astrologia é uma linguagem, a princípio, simples e ordenada, formada por símbolos que possuem entre si similaridade e sincronia. Por ser de origem simbólica, ela acessa nosso inconsciente. Quando conseguimos a transição entre a parte teórica da Astrologia para uma aplicação prática, facilita-se o processo curativo e integrativo da pessoa. Há, inclusive, uma facilidade de aprendizado da linguagem astrológica e de seu conteúdo quando a vivenciamos em nível corpóreo.

 

À medida que tomamos mais consciência do seu próprio mapa astral, que desvendamos os símbolos astrológicos, mais descobrimos nossa própria personalidade. E mais conscientes dos nossos processos pessoais, conseguimos nos curar com eficácia.

 

A palavra em inglês heal (cura) tem a mesma raiz de whole (totalidade) e holiness (santidade). Assim, curar é sinônimo de se tornar inteiro, de se tornar santificado. Conforme tomamos consciência dos nossos processos de vida, mais integrados estaremos com nosso próprio destino e mais facilmente conseguiremos direcionar as histórias a serem vividas.

 

Vale notar que o atual modelo biomédico tem sua origem histórica ligada à magia. Os  médicos primitivos eram os xamãs; no Egito Antigo os médicos-sacerdotes eram utilizados apenas pela realeza e empregavam métodos divinatórios para investigar a saúde do paciente. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, disse que o médico que desconhecesse o estudo dos astros era indigno de ser chamado como tal (ele criou a teoria dos quatro humores, baseada nos quatro elementos: fogo, terra, ar e água).

 

Atualmente, o avanço científico inerentemente nos remete à visão das antigas civilizações, pois o cuidado físico está indissoluvelmente ligado às questões da alma/psique (vide a psicologia psicossomática e a metafísica).

 

A ciência da maneira como se apresenta hoje, estritamente teórica e acadêmica, se revela inapta para oferecer todas as respostas, deixando o ser humano carente de novos mitos e principalmente de significados.  As ciências curativas e divinatórias ressurgiram com mais força nos últimos tempos, possibilitando o realinhamento da experiência microcósmica com a macrocósmica. (vide a homeopatia, as terapias florais, entre outras)

 

Uma terapia que trata o ser humano como um todo e não apenas como parte, permite que o homem religue sua essência com sua dimensão Divina. E esta reconexão, amplia sua visão sobre si mesmo. Neste sentido a Astrologia facilita o processo, ao tornar as experiências vividas um ato de sacralidade (holiness) e de totalidade (whole).

 

É com este intuito que há alguns anos venho desenvolvendo um trabalho junto com a terapeuta corporal e fisioterapeuta Amanda Pedroti, na tentativa de, através do entendimento da simbologia astrológica e da sua transposição corporal/sensorial, auxiliar no processo de cura, ativando a percepção e integrando os processos pessoais de cada indivíduo com mais consciência.

 

Aproveito a oportunidade para convidá-los para o segundo módulo do nosso Workshop “Astrojornada: Em busca do Sol Interno” a ser realizado no próximo dia 14 de agosto de 2010. Mais informações no blog www.astrojornada.blogspot.com ou neste site https://www.camilacolaneri.com.br/agenda/

 

* A Mandala do Amor ( Astrologia, Meditação e Cura) de Júlio César Parreira Lima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Busca