O ano de 2025 promete uma virada na rota. Na verdade, no ritmo. Três planetas de ciclos longos mudarão de signo. Saturno e Netuno ingressam em Áries e Urano em Gêmeos. Lembrando que Plutão acabou de ingressar em Aquário e por lá ficará até 2043. Como vemos, teremos uma mudança nas qualidades primitivas, que antes estavam em terra-água e que agora estarão fogo-ar. O encontro no grau zero de Áries entre Saturno e Netuno também é um sinalizador importante nessa mudança global.

Vamos falar dessas mudanças. Comecemos por Plutão, que ficou no signo de Capricórnio entre 2008/2023, com retrogradação em 2024. Sua última passagem pelo signo foi entre setembro/novembro de 2024. As passagens de Plutão por signo são longas e trazem mudanças de paradigma social, político e cultural. Apenas para recordar, foram anos de grandes questionamentos sobre a forma de produção e ganho do dinheiro, obtenção de recursos, transformações nas ordens sociais e legais, crises econômicas. Quebras de padrões e narrativas até então tidas como certas e ao mesmo tempo o surgimento de uma resistência mais conservadora. A sensação foi de que o mundo precisava mudar e ao mesmo tempo muita resistência para que o mundo permanecesse como está. Uma aura de medo de perder o mundo que até então se conhecia. Mas as mudanças são inevitáveis, gostemos delas ou não.

Com Plutão em Aquário, podemos imaginar transformações nos conceitos de liberdade e independência, trazendo um novo modelo de desenvolvimento individual. Avanço das tecnologias e da forma como se usa a inteligência. Poderemos ver avanços nas questões de tecnologia ligada à saúde (descobertas de remédios, uso de robôs de alta precisão tornando as cirurgias mais rápidas e menos invasivas, inteligência artificial ajudando os diagnósticos, novas vacinas etc.). A tecnologia e seu uso passam por algum tipo de regulamentação e ajuste, pois seu uso já se sabe imprescindível e, em muitos casos, já é perceptível que o excesso trouxe danos em especial à saúde mental. Os grupos podem ficar mais distintos, no sentido de que se sabe exatamente qual é o seu grupo, a sua linha de pensamento – o que pode num primeiro momento parecer frio ou distante (afinal não somos um coletivo?). Vai se caminhando para uma vivência com mais autenticidade e liberdade e talvez, menos hipocrisia. Afinal, se tem um signo que não tem habilidade para disfarçar desagrado, esse signo é Aquário. O que pode ser mais preocupante é que isso esbarra na intolerância e o trabalho é justamente em cima do respeito às individualidades e suas diferenças.

A última vez que Plutão esteve em Aquário foi entre 1777/1799, época marcada pela independência dos Estados Unidos, construção do primeiro navio à vapor, inconfidência mineira, aumento populacional, e em especial para a história ocidental, a Revolução Francesa, que trouxe as palavras de liberdade, igualdade e fraternidade para ficarem gravadas como novo paradigma social.

Netuno tem seu primeiro ingresso em Áries em 30/03 e pelo signo prossegue até 22/10/25, quando volta à Peixes para sua última passagem pelo signo até o final de 2025. Depois ficará em Áries até 2038.

A última vez que Netuno esteve nesse signo foi entre 1861/1874, quando aconteceram a Guerra da Secessão Americana, abolição da escravatura nos Estados Unidos, fundação da Cruz Vermelha Internacional, fundação da Klu-Klux-Klan, invenção da dinamite, da máquina de escrever, inauguração do Canal de Suez, França perde Alsácia e Lorena para a Alemanha, Comuna de Paris, extinção do feudalismo no Japão etc.

Netuno sai do seu signo de domicílio (Peixes) e vai navegar nas águas quentes e secas (seria melhor falar em falta) de Áries. Não parece ser uma navegação confortável. É a combinação de um planeta que simboliza o transcendente, o diáfano, o lúdico, o transpessoal, o inspiracional, as dores, a compaixão, em um signo mais áspero, rápido e decidido. Os desejos, a impulsividade ficam a serviço de algo intangível, conectado ao espiritual. Isso pode dar ensejo à muitos processos criativos, conceitos pioneiros, mas também a uma fé “guerreira” /extremista (como nas Cruzadas). As pessoas podem querer encontrar uma “missão” para perseguir e cumprir – isso pode fazer com que objetivos sejam traçados e cumpridos, como pode fazer com que o egoísmo e o orgulho também cresçam.

Netuno em Áries pode indicar um aumento na criatividade e intuição, favorecendo muito as áreas que necessitam desse tipo de perfil. Quando da última passagem de Netuno em Áries, alguns clássicos internacionais foram lançados e até hoje permanecem entre leituras relevantes: “Cinco Semanas em um Balão” de Julio Verne, “Os Miseráveis” de Vitor Hugo, “Guerra e Paz” de Tolstói, “Crime e Castigo” de Dostoievsky, “O Capital” de Karl Marx.

Muito relevante neste ano de 2025 é a grande conjunção Saturno/Netuno, que acontece após 35 anos. Saturno ingressa em Áries em 25/05 e fica até 01/09, quando retrograda e volta a Peixes até final de 2025.Esse é o aspecto mais marcante do ano! Ficam juntos nos últimos graus de Peixes e no início de Áries a partir de março e por todo ano de 2025. O grau exato será em fevereiro de 2026. Portanto 2025 e 2026 são anos importantes da observação dessa conjunção.

Essa combinação de Netuno e Saturno em Áries pode sugerir um planeta mais quente e seco. Então sim, assuntos relacionados ao aquecimento global, aumento de temperaturas no planeta impactando as águas e, portanto, a vida planetária, serão uma preocupação sentida por todos.

Essa combinação sugere também que os limites podem não ficar muito claros. Pode haver uma tendência de ir além dos limites, justamente por não conseguir defini-los. Pode ocorrer um novo despertar espiritual pelo anseio de entender o desconhecido. Estruturas se criam e logo são dissolvidas. É uma mistura de rigidez com dissolução, meio salada- meio drogas. Tudo que parece seguro, ao mesmo tempo não demostra tanta segurança assim. Ou se cria uma rigidez excessiva com a aparência de que está tudo sob controle. Estruturas muito enrijecidas vão esconder grandes medos; dessa forma podemos ver um aumento do autoritarismo das lideranças, mas outras até então ditas como autoritárias podem se esfacelar.

Lembrando que em Astrologia Mundial se estuda a história, ou seja, se observa quando aspecto semelhante ocorreu no céu e o que aconteceu aqui na Terra. Assim, conseguimos fazer analogias. Apenas para ilustrar: em 1917 essa conjunção ocorreu no signo de Leão e tivemos a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, a Revolução Socialista Russa, greve geral de operários em São Paulo, ruptura das relações diplomáticas do Brasil com a Alemanha e a entrada do Brasil na guerra. Em 1953, no signo de Libra, tivemos o fim da guerra da Coréia, a coroação da Rainha Elizabeth II, a criação da Petrobrás por Getúlio Vargas, marcha das Panelas Vazias com cerca de 60 mil trabalhadores paulistas exigindo melhores salários; em 1989 conjunção no signo de Capricórnio e tivemos a queda do muro de Berlim, fim da cortina de ferro, fronteiras abertas, Brasil realiza primeiras eleições diretas depois da ditadura, numa época de grande inflação, que necessitava de um novo modelo econômico.

 

Já o primeiro ingresso de Urano em Gêmeos (após 84 anos) será em 7/07, ficando até 7/11, quando regressa a Touro, voltando a Gêmeos em 2026 e por lá ficando até 2032. Sinalizador de um grande avanço tecnológico, mudanças na forma de comunicação, transporte e inteligência (se aliando a Plutão em Aquário). Poderemos ter mudanças também na área da educação, com ampliação das plataformas de ensino a distância, novas formas de avaliação e condução dos conteúdos. Atividades ligadas à tecnologia, comunicação em geral, redes sociais, energia renovável (em especial eólica), pesquisas com uso de tecnologia, entre outros, podem ser muito favorecidos. Mudanças no sistema de transporte (desde carros híbridos ficando cada vez mais comuns a carros sem motorista, aplicativos, etc.). Alterações no mercado editorial, bolsas de valores, comércio, mídias, ou seja, tudo que esteja associado ao signo de Gêmeos.

 

 

 

Júpiter ficará em Gêmeos até 9/06, passando para Câncer e por lá ficando até junho de 2026. Portanto, no primeiro semestre de 2025 estaremos na frequência geminiana de Júpiter, que favorece o ceticismo, questionamentos que vem da falta de convicção nas coisas da vida, ampliação pelo conhecimento das coisas mais simples e superficiais. Em Câncer no segundo semestre, a sintonia muda pois sai do exílio e passa a ficar exaltado. Os sentimentos passam a ter mais valor quando aprofundados, traz mais tolerância (ajuda a equilibrar os outros aspectos aqui mencionados). A compaixão cresce, há uma valorização dos valores familiares/ancestrais.

Teremos um bom período de 2025 (em especial entre maio/setembro) com aspectos muito positivos: Plutão sextil Netuno e trígono com Urano; Urano sextil com Netuno; Saturno sextil Plutão e Urano; Júpiter trígono Saturno e Netuno. De forma geral, podemos pensar que essa mudança de ritmo planetário também virá com amparo. Como diz uma mestra querida, o Céu sempre é bom. Abertura de consciência para quem estiver preparado, percepções rápidas do que é mantido nas sombras, movimentos positivos de libertação, busca por liberdade individual, para quem está buscando autoconhecimento ou está sintonizado em uma frequência espiritual mais elevada, há a possibilidade de ter mais clareza dos processos e conexão mais intensa com a intuição.  Busca por verdades mais profundas, capacidade de superar crises, harmonia entre as liberdades individuais e as leis que regem o bem-estar social, bom equilibro entre o desenvolvimento e os valores, boa mistura entre realismo e otimismo, confiança no ritmo da vida. Busca pelo sentido da vida através de experiências benéficas e instrutivas. Amplitude na consciência maior.

Com relação aos planetas mais rápidos, vou colocar somente os principais sinalizadores. Durante o ano vamos comentando o que for mais relevante. Marte fica retrógrado de 06/12/24 a 23/02/25 (dos 6° de Leão aos 24° de Câncer).

Vênus retrógrada de 02/03 a 13/04 dos 10° de Áries aos 25° de Peixes e em conjunção interior do Sol/Vênus dia 22/03 a 2° de Áries.

Mercúrio retrógrado em 2025: de 15/03 a 07/04 dos 9° de Áries a 26° de Peixes; de 18/07 a 11/08 dos 15° aos 4° de Leão; de 09 a 19/11 dos 6° de Sagitário aos 25° de Escorpião.

 

Eclipses de 2025

14/03: eclipse lunar total aos 23° de Virgem

29/03: eclipse solar aos 8° de Áries

07/09: eclipse lunar total aos 7° de Peixes

21/09: eclipse solar aos 28° de Virgem

 

No tarot, 2025 soma 9, que é o arcano Eremita, a sabedoria adquirida pelas experiências da vida. É um arcano de introspecção, de busca de autoconhecimento. Através do isolamento, da observação da natureza, da busca por solitude, eu consigo me escutar, entender o ritmo da vida e o meu ritmo. É a valorização dos antepassados e de tudo o que já foi vivido.

No baralho cigano a Carta 9 é o Ramalhete. Ela significa criatividade, autoestima, bem-estar, alegria que traz autoconfiança, momentos felizes, beleza, convites.

Diante das mudanças de ritmo dessa dança dos planetas por signos, o Eremita e o Ramalhete podem ser bons guias. Cada um tem a sua própria lanterna. Como está a sua? Acessa em conhecimento? Como andam as suas buscas pessoais? Consegue ficar em contato consigo mesmo ou sempre busca respostas fora? Para enfrentar os desafios do mundo externo será preciso aquecer a chama interna. Como anda a sua autoestima? Você consegue se satisfazer com quem você é hoje? Consegue dar ou só receber?

Acenda a sua luz interna e use-a para perceber o melhor caminho a seguir. Entenda o seu ritmo e dance a sua música.

Desejo um 2025 iluminado a todos!

Busca