Nos últimos dias estamos sendo invadidos pela mídia com informações do tão aguardado casamento real. Fala-se do relacionamento do casal Kate e William, contam-se histórias da família real, cogitam sobre o vestido, a tiara, a maquiagem que a plebéia que se tornará princesa usará. E porque tudo isto? Seria um exagero ou, na verdade, uma forma que achamos de viver, nem que por uns minutos, um conto de fadas? Desde pequenos todos ouvimos histórias de príncipes e princesas e quase sempre o final é “ … e viveram felizes para sempre.”
Certamente estas imagens que permeiam nossas fantasias, esta frase impactante permeiam nosso inconsciente e, no fundo, mesmo não admitindo espontaneamente, a maioria de nós, principalmente as mulheres, gostaria de viver num conto de fadas, com príncipe, carruagens, castelos… Nem que seja só para sonhar e se deliciar por pouco tempo… Daí porque estamos todos fascinados por estas figuras que fazem parte da tradicional e mais comentada realeza mundial. Por isso queremos saber se este lindo casal dará certo, se são compatíveis, quais as diferenças entre eles e se realmente viverão felizes para sempre.
A Astrologia nos ajuda a ver, através da técnica da sinastria, que é a análise de dois ou mais mapas juntos, quais os níveis de afinidade e de diferenças entre casais, pais e filhos, sócios, amigos. Assim, atendendo a pedidos, todo a liberdade de fazer uma breve análise sinástrica dos mapas astrais de Kate Middleton e Príncipe William. De qualquer forma sempre explico que independente das afinidades e diferenças, o que mantêm um casal unido é a vontade de estar junto. Algumas parcerias apresentam mais desafios, outras fluem com mais facilidade. Entretanto nada determina se um casal permanecerá junto a vida toda, se permanecerão unidos por um período e depois cada um vai viver outra história. Há sempre uma composição biopsicosocioespiritual, ou seja, além da personalidade de cada um, existe um contexto social, genético, psicológico e uma conexão espiritual que também fazem parte de um casamento e que o compõe.
Começando pelo mapa astral de Kate, nascida no dia 09 de janeiro de 1982 em Reading, Inglaterra (não há informação segura sobre seu horário de nascimento). Kate tem o Sol em Capricórnio oposto Lua em Câncer. É uma moça responsável, determinada, sensível, que sabe respeitar as tradições e a hierarquia (perfeita para o cargo de princesa). A oposição pode trazer tensões entre seu lado mais doce e acolhedor versus a necessidade de ser objetiva e cumprir as tarefas que a vida.
Com o Sol trígono Quíron em Touro pode ter um efeito protetor e curativo sobre as pessoas. Seu Sol recebe também uma quadratura de Saturno em Libra, acentuando seu grau de responsabilidade e a busca de reconhecimento, mas podendo trazer inseguranças sobre seu próprio valor. Por vezes, esta posição mostra uma vontade muito grande de buscar um relacionamento e assumir obrigações sociais. Ela demonstrará disposição para assumir todos os compromissos sociais que sua posição exige, mesmo que por vezes sinta o peso de não fazer o que acha melhor para si.
Com Mercúrio em Aquário conjunto a Vênus também em Aquário, Kate apesar de toda a tradição e conservadorismo que respeita e acolhe, tem uma mente moderna, aberta a novos conhecimentos e culturas, gostando de entrar em contato com o moderno, futurista e inusitado. Mais uma vez ponto para ela, que tende a se sair muito bem nas funções sociais (acho que ela vai aliar o tradicional ou usar referência familiares – Lua em Câncer- com um corte moderno – Vênus em Aquário- no seu vestido de noiva).
Como Mercúrio em Aquário faz bom aspecto com Marte em Libra, Kate tem uma boa conversa, fluida e adaptável, tendo facilidade de falar várias línguas. Com Marte em Libra buscará a diplomacia para resolver conflitos e se atrai por homens bonitos, gentis, cultos e elegantes (neste aspecto ponto para o príncipe). Como Mercúrio e Vênus fazem bom aspecto com Urano, ela é inteligente e sua mente é rápida, perspicaz, possuindo uma incrível facilidade de comunicação.
Com sua Vênus em Aquário, Kate conquista por se mostrar amiga e companheira ( não é a toa que primeiro o casal reforçou a amizade e só depois começou a namorar – isto deve ter conquistado o príncipe). Também usa como charme sua mente aberta, pronta para o futuro, não exigindo, a princípio, o compromisso (depois que o romance ficou sério aí ela deve ter pedido este compromisso, por questão de segurança emocional- Lua Câncer e Sol Capricórnio).
Com sua Lua em Câncer tensa a Marte em Libra, Kate parece ser reativa, especialmente quando se sente injustiçada ou quando vê injustiças no mundo (neste ponto me parece se assimilar à Diana). Pode também adotar causas sociais e humanitárias (Mercúrio/Vênus em Aquário e Lua Câncer), mantendo uma postura maternal e protetora.
Já o príncipe William nasceu dia 21 de junho de 1982, às 21:03h, em Londres, Inglaterra. É canceriano de Sol e Lua localizados na Casa 7, com Ascendente Sagitário, conjunto a Netuno. Muito sensível, artístico, criativo, protetor, assim como Kate, também busca segurança emocional e acolhimento, sabendo ser generoso e carinhoso ( não a toa pediu a noiva em casamento num hotel no Quênia).
Realmente a figura materna para ele é de extrema importância e ele pode projetar isto na sua esposa ou ser um marido bastante acolhedor. Também tem uma necessidade grande de contato, de se sentir confortável, de estar no meio familiar (embora com Ascendente Sagitário possa não demonstrar esta necessidade, adotando uma postura mais descontraída e alegre).
A conexão de Netuno com o Ascendente faz com que ele provoque nas pessoas fascínio e fantasia. Cria empatia automática e acentua sua sensibilidade e espiritualidade. As pessoas gostam dele de maneira espontânea. Ele também se mostra generoso e preocupado em atender as pessoas (ótimo para um Rei popular). Só deve tomar cuidado, pois pode ser impressionável e acabar se influenciando por opiniões alheias (neste ponto Kate pode ajudá-lo, pois parecer ser mais convicta de suas posições).
O Sol de William em trígono com Júpiter no Meio do Céu lhe garante destaque social, popularidade e sorte . Mercúrio domiciliado em Gêmeos lhe garante facilidade de comunicação, curiosidade e inteligência. Em trígono com Marte em Libra auxilia a ter uma fala elegante, diplomática e facilidade para fazer contatos. Só deve tomar cuidado com a fluência e ritmo, pois a oposição com Urano facilita que tenha mil pensamentos ao mesmo tempo, porém que podem se atropelar.
Com Vênus em Touro, o príncipe gosta de viver bem a vida, com conforto, bom gosto, desfrutando os prazeres que ela lhe proporciona ( o que não é nada difícil para ele, certo?)Busca uma mulher feminina, bonita, elegante, que sabe se cuidar (acho que ele também acertou, não é?)
Seu Sol Câncer em trígono com Plutão em Libra lhe dá magnetismo, força de vontade, poder político e estratégia. Marte em Libra conjunto a Saturno faz com que ele não mande, mas ordene com elegância. Pode também pensar muito antes de tomar qualquer decisão, tentando ser o mais cauteloso e justo possível ( daí porque namorou oito anos antes de resolver se casar…)
Com a Lua e o Sol em Câncer na Casa 7, que é o setor do outro/do casamento/parcerias, William valoriza muito o relacionamento, podendo se dedicar bastante a ele, sentindo que casar é algo positivo, pois sentirá uma identificação com esta instituição. O que também pode ocorrer é ele validar esta parceria mais do que qualquer outra coisa, ouvindo sempre as opiniões de Kate, fazendo dela uma pessoa fundamental para se sentir bem consigo mesmo. Ele tende a se sentir feliz casado.
Bom, olhando o mapa do casal vemos que Kate se sentirá muito amada pelo marido, havendo muito amor nesta união (Sol de Kate em trígono a Vênus de William). Este é um excelente aspecto para casamento. Ele também vai atender as vontades da amada.
Ambos tem a Lua em Câncer, sendo assim , tem a mesma leitura de segurança emocional. Isto é extremamente importante num casamento, pois um tende atender as necessidades emocionais do outro. No caso, suprindo as carências, dando colo e aconchego.
O casal tem um excelente grau de comunicação, sendo este um dos pontos mais fortes da união. O papo entre eles flui com naturalidade. Efetivamente é conversando que eles se entendem. Eles terão prazer de trocarem idéias e há um estímulo mútuo neste sentido. Eles atuam muito bem juntos.
Há mais um aspecto muito bom para casais na sinastria deles: a Vênus de Kate faz bom aspecto com Marte de William, garantindo atração sexual e fazendo com que se divirtam muito juntos.
Com Saturno de William fazendo tensão com o Sol e a Lua de Kate. Ela pode se sentir cobrada por ele a ter certos posicionamentos, a atender suas funções de princesa, sem que tenha a liberdade que gostaria, ou sem contar com a presença do marido tanto quanto gostaria, por questões de compromissos que o cargo dele exige. Com a tensão com Plutão também, Kate pode se sentir oprimida ou obrigada a fazer o que o príncipe determinar. Este pode ser um fator de frustração, mas ao mesmo tempo, como ela é capricorniana, saberá cumprir seus deveres direitinho, mesmo que se sinta por vezes pressionada a fazê-los. Ao mesmo tempo, este aspecto pode trazer estabilidade ao casamento e longevidade.
O Sol de William recebe oposição do Netuno de Kate, fazendo com que ele se sinta fascinado por ela, seja generoso, mas que também por vezes se confunda com relação à sua personalidade.
Ambos tem Marte em Libra em conjunção, favorecendo a conexão física entre eles. Eles reagem da mesma maneira e evitarão brigas. A conversa e a boa vontade é a melhor arma deles. Ambos são ponderados e estratégicos, preferindo a paz às brigas.
O Urano de Kate faz oposição com Mercúrio e a Vênus de Willliam. Neste ponto, Kate por vezes pode se impacientar com Willian, com seu ritmo ou com sua extrema disponibilidade.
Saturno de William faz conjunção com Marte de Kate, fazendo com que ela sinta que o marido tentará direcionar suas ações. Isto pode ser bom quando bem usado ou ruim, se ele tentar tolher seus movimentos.
O Júpiter de Kate faz um bom aspecto com a Lua de William, tornado esta relação muito generosa e gratificante. Kate faz o príncipe de sentir mais forte, mais poderoso, estimula nele a força de vontade.
Esta é uma análise breve, mas que acredito que o saldo seja mais positivo que negativo.É uma união que tem tudo para dar certo, sendo que ambos tem bastante consciência do papel que tem a desempenhar, embora nem sempre seja fácil.
Desejo é que eles sejam felizes e que, apesar de figuras publicas, também possam ser respeitados como seres humanos, que acertam, que erram e que, se resolveram se unir, é porque se amam e tentarão viver a cada dia um conto de fadas.
Boa sorte ao casal!