estrela verde estrela rosa estrela amarela estrela laranja estrela vermelha estrela verde

Lua

A Lua representa a maneira como lidamos com as nossas emoções. Representa nossa natureza interior, o mundo dos sentimentos, o inconsciente, as reações instintivas. Está ligada também a capacidade que temos de estabelecer contatos, o desejo de intimidade, de segurança emocional, a memória, o passado. É ainda um dos princípios femininos do mapa, encarnando o elemento feminino e maternal, na medida em que reflete as experiências da maternidade e da infância.

Colocaremos a posição da Lua por signos para que você tenha uma idéia de como a Lua atua no seu mapa astral. É claro que a análise completa dependerá de outros fatores, como a posição da Lua por Casa Astrológica, seus aspectos com outros planetas e pontos do mapa. De qualquer forma, ao ler a posição da sua Lua natal por signo você já identificará alguns aspectos formadores da sua personalidade.

Boa leitura!

Lua em Áries

Quando crianças são vivazes, exigentes, voluntariosas, barulhentas, corajosas, impetuosas. O desenvolvimento motor é precoce e precisam de liberdade de movimentos. Frustram-se com facilidade, pois têm muita pressa em fazer as coisas. As reações são impulsivas e instintivas. Assim, as tentativas de oposição às suas vontades geram irritação e confrontos. Expressam os sentimentos de forma direta. Libertam-se dos pais com facilidade.

Pessoas com esta posição têm reação instintiva de maneira rápida, ocasionando ação imediata. Decidem com rapidez e tendem a ações impulsivas, muitas vezes prematuras. Devem aprender a ter paciência e perceber que a forma direta com que agem pode magoar as pessoas. Interiormente são inquietas e gostam de estar sempre motivadas. A mente é aberta e pronta para acolher o novo. Correm riscos e entram em conflitos quando assim acharem necessário. São sensíveis às críticas, mas têm pouca autocrítica. Há coisas que não toleram e se impacientam com facilidade. Têm uma alma guerreira e autoritária. São pessoas enérgicas, resolutas e competitivas. Buscam independência, são agitadas e tendem a ser respeitadas pelas outras pessoas. Podem ter dores de cabeça.

Mães com Lua em Áries são vigorosas e criam seus filhos para que sejam independentes. Ensinam a se afirmarem e podem resistir a vínculos emocionais. Podem ter dificuldade de entender crianças mais apegadas e dependentes, pois desejam criar filhos independentes.

Lua em Touro

Quando crianças são alegres, calmas, emotivas, falantes. Parecem estar sempre contentes. O contato físico é importante, especialmente com a mãe. Têm a sensorialidade bem desenvolvida, gostando de comer bem, vestir roupas macias e receber afagos. Precisam de tempo e espaço para se desenvolver num ritmo próprio. Podem ter dificuldade de se desapegarem dos pais e da casa. Precisam de contato físico com as coisas e podem se apegar a um brinquedo ou cobertor.

Pessoas com esta posição têm forte necessidade de estarem fisicamente próximas a alguém. Não encaram com facilidade as mudanças, as perdas de raízes, as separações. Gostam de se sentirem seguras e em meio a pessoas de confiança. São afáveis, interiormente serenas e pacientes. Podem ser muito férteis. Preferem fazer tudo ao seu tempo. Podem ser teimosas, aferradas a velhos hábitos, glutonas e preguiçosas. Precisam ter coragem para fazer mudanças. Podem demorar a reagir, mas depois que formam uma opinião a expressam com determinação e autoridade. São carinhosas e possuem memória concreta. Podem ter problemas de garganta.

Mães com Lua em Touro são afáveis, práticas, equilibradas, protetoras e carinhosas. Dedicam-se com paciência e transmitem sentimento de segurança aos filhos. Têm dificuldade de se separar dos filhos, pois são possessivas.

Lua em Gêmeos

Quando crianças são animadas, inquietas, espertas, curiosas. Gostam de ler e aprendem logo a falar. Podem ficar incomodadas com uma mãe superprotetora. Procuram independência desde cedo e se desapegam com facilidade dos pais.

Pessoas com esta posição têm o intelecto muito ativo, são comunicativas e curiosas. Adoram trocar idéias, argumentar e discutir. Pelo excesso de curiosidade podem parecer intrometidas. Não são ingênuas e tendem a desconfiar do que não sabem. A emoção passa pelo crivo da razão. Assim, analisam o que sentem e isto pode, muitas vezes, dificultar os relacionamentos. Podem colocar tudo em dúvida e mudar constantemente de sentimentos. Desconfiadas, entram em conflito quando precisam intensificar as emoções. Lidam melhor com sentimentos mais superficiais. Precisam aprender a se comprometerem emocionalmente e concluir as decisões tomadas. Reagem rapidamente às situações e tem respostas curtas, objetivas e apropriadas. Têm necessidade de mudanças constantes e assim se tornam inquietas. Irritam-se com a lentidão alheia. Podem demonstrar frieza ou falta de interesse. Fazem contatos efêmeros, são versáteis e oscilantes. Sensibilidade nas vias respiratórias.

Mães com Lua em Gêmeos são inteligentes e procuram tomar decisões lúcidas. Dispõe-se a ouvirem seus filhos e trocar idéias. Gostam de ter respostas para as perguntas dos filhos. Mostram seu lado mais leve e divertido. Podem ter dificuldade de demonstrar seu afeto aos filhos.

Lua em Câncer

Quando crianças são sensíveis, tímidas, infantis, imaginativas, sonhadoras. Precisam sentir-se num ninho acolhedor e de muita proteção e segurança. Têm forte noção de família. Podem ter  memória da infância como o melhor período das suas vidas, até de forma idealizada. A forma infantil lhes é confortável, não tendo muita vontade de crescer. São muito apegadas aos pais e em especial à mãe.

Pessoas com esta posição são românticas, sonhadoras e divertidas. São muito sensíveis e têm forte necessidade de amor, atenção e apoio. Gostam de crianças. São fiéis e voltadas para a família. O humor oscila bastante, podendo passar a impressão de serem instáveis. A necessidade de segurança pode torná-las dependentes de outras pessoas ou situações. As reações podem ser infantis e facilmente se magoam. Precisam aprender a buscar independência e crescer com as próprias pernas. A memória é excelente e eles podem viver voltadas para o passado. As reações são bem instintivas e a intuição é forte. Há tenacidade e persistência. Lutam contra reações hostis e tentam agradar as pessoas ao seu redor. Podem sentir que têm uma espécie de “sexto sentido”, e se assim for, devem procurar formas positivas de canalização da intuição. Sensibilidade no estômago.

As mães com Lua em Câncer são as típicas mãezonas: amorosas, dedicadas, protetoras, bondosas e cheias de considerações pelos seus filhos. Adoram crianças e gostam de as colocarem embaixo de suas asas. Supervisionam, orientam, mas não ficam nada confortáveis quando seus filhos criam independência. Devem tomar cuidado para não sufocarem seus filhos ou exigirem mais do que eles podem lhes dar.

Lua em Leão

Quando crianças são alegres, sorridentes, com muita energia, chamam a atenção das pessoas. Expressam seus sentimentos de maneira clara e direta. Precisam de bastante atenção e admiração. Querem sempre ser os primeiros e sentem dificuldade em aceitar a derrota. Podem se autocobrar muito para serem sempre os melhores.

Pessoas com esta posição são basicamente otimistas, têm uma grande vontade de viver e animam os outros. Têm muita disposição e gostam de serem especiais. Gostam de sentir prazer e de ter conforto. Adotam gestos grandiosos. Têm um ar altivo e forte necessidade de reconhecimento. Podem ser um tanto exibicionistas e sensíveis às críticas. São auto-indulgentes e superestimam suas capacidades. Precisam aprender e aceitar as críticas construtivas. A reação imediata é assumir o controle das situações com muita prioridade, podendo tornar-se fonte de inspiração. São capazes de muita realização e empolgam as pessoas ao seu redor. Pode dar a impressão de querer sempre chegar ao topo e ser melhor do que as outras pessoas. Emocionalmente auto-suficientes, mas gostam de ter alguém como companhia. Têm habilidades artística e musical. Fazem amizade com facilidade. Gostam de brincar, de viver a vida.

Mães com esta posição são generosas, benévolas, naturais e muito orgulhosas de seus filhos. Apóiam os filhos com palavras de encorajamento e transmitem autoconfiança. Libertam os filhos para ganharem o mundo.

Lua em Virgem

Quando crianças são conscienciosas, reservadas, cuidadosas, espertas e com alta capacidade de observação. Gostam de fazer as coisas direito, de serem úteis e de ajudar os outros. Cumprem suas tarefas e buscam conhecimento. Gostam de se sentir bem e sentem necessidade de ter um cotidiano organizado. Retraem os sentimentos.

Pessoas com esta posição sentem necessidade de organizarem suas emoções, não suportando o caos emocional. Gostam de viver de maneira ordenada, honesta e saudável. Têm disposição de se adaptarem às circunstâncias. São muito críticas e autocríticas. Têm necessidade de segurança emocional. São extremamente confiáveis. Devem tomar cuidado com a busca exagerada pela perfeição e podem ser intolerantes com os erros alheios e com os seus próprios erros. Tendem a reprimir seus sentimentos e devem ficar atentas para que isto não vire um hábito. Não gostam de arroubos emocionais e podem parecer frios pelo excesso de reserva. Sentem que prevenir é melhor do que remediar tomando decisões com muita cautela. Podem não se permitir sentirem emoções mais calorosas. As reações são práticas, úteis, lógicas. São perspicazes nos debates e nas argumentações. Não aceitam fatos sem verificarem a fonte. A necessidade de ajudar os outros é forte e podem se direcionar para atividades médicas, de cura e assistenciais. São toleram comportamentos relaxados e apáticos. Podem ter dons literários. São mais rígidos e não se sentem confortáveis com muitos gastos e luxos. A memória é detalhista e trazem sentimentos melancólicos. Gostam de ficar sós. Podem ter dores estomacais, pois tendem ao nervosismo. Dons psíquicos.

Mães com esta posição são competentes, hábeis, rápidas, práticas. Dão muita importância para a alimentação saudável, a organização e a higiene. Tendem a criar um cotidiano bem regrado aos filhos, mas devem tomar cuidado com o excesso de rigor e com a ansiedade. Ensinam as crianças a estarem sempre bem e a se desincumbirem sem esforços das tarefas cotidianas.

Lua em Libra

Quando crianças são boazinhas, doces, espertas e encantadoras. Precisam de companhia, de admiração e atenção. Começam cedo com namoricos. Não gostam de confrontos e de sentir abandono. Adaptam-se com facilidade às situações. Podem ter dificuldade de ter opiniões próprias e precisam ser estimuladas a buscarem sua própria identidade. De fácil convívio, não têm dificuldade de fazer amizades.

Pessoas com esta posição são diplomatas natas. Sabem se afirmar com charme e conseguem o que desejam. Têm bom gosto e sensibilidade estética. Possuem interesse artístico, cultural e precisam viver em ambientes pacíficos, com estilo e com certo requinte. São muito voltados ao parceiro numa relação a dois. Buscam amor, atenção, solidariedade. Sempre estão prontos para fazerem acordos. Têm talentos para angariarem elogios. Emocionalmente podem ser instáveis, pois parecem ser sempre indecisos. Não são muito realistas e sofrem de flutuações emocionais. Podem ficar dependentes dos relacionamentos e da necessidade de harmonia constante. Preocupam-se com a forma exterior, com a boa reputação. A reação imediata pode parecer indiferente pela falta de pressa em decidir, muitas vezes porque buscam serem justos demais. São amáveis e produzem simpatia nos outros. São bons ouvintes e tentam tornar a vida das pessoas mais fáceis. Devem tentar tomar posição e saber que nem sempre é possível ficar imparcial. São refinados e elegantes. Precisam da aprovação dos outros, o que lhes traz carência.

Mães com esta posição são conciliadoras, sempre buscando tomar a decisão mais justa. Procuram harmonia e paz e isto é um lema dentro de suas casas. Promovem em seus filhos capacidades artísticas e estimulam a cultura e o bom gosto. Por não gostarem de conflito, podem ter dificuldade de se impor.

Lua em Escorpião

Quando crianças precisam de um relacionamento intenso com a mãe. Podem até entrar em conflito com ela justamente para provocar o contato. Percebem com nitidez os sentimentos predominantes na família e no relacionamento de seus pais. Sentem atração pelas coisas proibidas e misteriosas e gostam  de investigar. Podem ter muita dificuldade de cortar o cordão umbilical. Podem ter acessos de ira e traumas na fase infantil.

Pessoas com esta posição têm uma força instintiva associada a um poder de fazer com que seus desejos se realizem. Têm dons de cura e uma atração pelo mundo do inconsciente, do oculto. Têm alto poder de superação. As emoções são intensas e dominantes. Têm poderes magnéticos e atraem a atenção das pessoas. Incentivam as pessoas a tomarem atitudes e podem, inclusive, influenciá-las. São ciumentas, mas controlam as emoções e as direcionam, surgindo uma grande força interior. Exigem devoção emocional das pessoas que amam, pois amam com intensidade e querem sentir esta reciprocidade. Querem sempre saber o que está por detrás das coisas, não suportando superficialidade. Têm medo de rejeição, mas mostram autoconfiança. A memória é excelente. Querem ter o controle das situações.

Mães com esta posição são emocionalmente muito dedicadas e ligadas aos seus filhos.Querem saber tudo a respeito deles e não gostam que guardem segredos. Podem ser mães estimulantes, mas devem tomar cuidado com o excesso de controle e manipulação. Podem criar dependência emocional nos filhos. Prezam pelos princípios e pela moral.

Lua em Sagitário

Quando crianças são piedosas e têm forte sentimento de serem especiais. Sentem muita necessidade de serem boas pessoas e não gostam de decepcionar os outros. Querem ser amadas, admiradas e reconhecidas. Precisam de folga e a mãe deve oferecer a elas oportunidades de expandir seus horizontes e criar novas perspectivas. São aventureiras, exageradas e não suportam injustiças.

Pessoas com esta posição possuem sentimentos intensos, são idealistas, entusiasmada, de gestos grandiosos e objetivos elevados. São facilmente motivadas, eufóricas. Inquietas, falam sem pensar. Amam a liberdade e são viajantes natas. O senso de liberdade é bem desenvolvido. A opinião que fazem sobre si é muito positiva e não gostam de ouvir críticas. Sentem necessidade de compreender o sentido da vida. Podem cultivar exageradamente o próprio eu e parecer arrogantes e presunçosas. Podem adotar atitude de donas da verdade. Podem não gostar de desempenhar tarefas que consideram inferiores. Falam sem rodeios e sempre dão respostas prontas e fáceis. São práticas e sensatas para darem sugestões. Dependem da reação dos outros às suas opiniões. São altruístas, crédulas e espontâneas.

Mães com esta posição são joviais e têm atitude de apoio, boa vontade, otimismo e idealismo com relação aos filhos. São sempre capazes de animá-los, querendo ser ideais para eles. Podem se cansar das responsabilidades cotidianas e preferirem a diversão com os filhos aos momentos de regras.

Lua em Capricórnio

Quando crianças são sérias, zelosas, bem-comportadas, reservadas e desde cedo capazes de tomar sobre si a responsabilidade de cumprir tarefas. São úteis e usam este sentimento para angariar a segurança emocional de que precisam. Não pedem as coisas que precisam, pois se sentem auto-suficientes. Podem ser teimosas e voluntariosas, principalmente quando repreendidas. Não são tão infantis como as outras crianças. São afetuosas e têm dificuldades de se separarem dos pais.

Pessoas com esta posição não são complicadas e seus sentimentos básicos são sérios. Têm necessidade interior de assumir responsabilidades, de se colocarem a serviço e darem apoio e oferecer segurança. São esforçadas, conscienciosas e realizadoras. Encontram refúgio no trabalho, principalmente quando não querem lidar com as emoções. São independentes e gostam de formas nítidas e simples. São fechadas em questões emocionais. Podem tomar para si um número excessivo de tarefas e responsabilidades, colocando-se sobre pressão. Nutrem sentimentos de culpa e possuem medo constante de serem rejeitadas e não amadas. São desconfiadas, pessimistas e melancólicas. Reagem às situações com frieza e calma, sugerindo certo distanciamento. Têm o hábito de resmungar sobre coisas pequenas. As reações primárias são ambiciosas e gostam de planejar antes de agir. Devem aprender a demonstrar os próprios sentimentos e afirmar as próprias necessidades. Não gostam de demonstrar fraqueza.

Mães com esta posição são rigorosas, práticas, escrupulosas, dedicadas e um tanto convencionais. Dão aos filhos estruturas sólidas e claras. ensinam os filhos a respeitarem os pais. São confiáveis e responsáveis. Podem esquecer o lado infantil, acentuando as responsabilidades.

Lua em Aquário

Quando crianças desde bem pequenos fogem do ninho e buscam o seu próprio caminho no mundo. Sentem-se crianças especiais, mas diferentes. Não suportam ser comparadas com outras crianças. Não têm muita dificuldade de se separar das pessoas queridas, porque têm necessidade grande de liberdade.

Pessoas com esta posição são originais, criativas e auto-suficientes. Passam a sensação de que não precisam de ninguém. Excesso de intimidade os oprime. Precisam sentir a liberdade e não gostam de locais muito fechados. Agem movidas por sua livre vontade e rebelam-se quando chamadas a se justificar ou quando colocadas sobre pressão. Gostam de experimentar sensações novas. São inquietas, caprichosas, irritáveis. Não trabalham bem com sentimentos muito calorosos e protetores. Gostam de colocar o pé na estrada e não se fixam com facilidade. Podem ser vítimas da própria necessidade excessiva de liberdade. Precisam aprender a viver também em situações normais e se adaptarem quando assim for preciso. Têm dificuldade de se envolverem emocionalmente, ficando mais confortáveis com os sentimentos de amizade. As reações são rápidas e prestam ajudas generosas movidos pelo sentimento humanitário. Podem tomar decisões inesperadas. Com o passar do tempo podem se tornar mais sentimentais, mas geralmente o calor, a paixão não são sensações que lhes são correlatas.

Mães com este posicionamento amam a liberdade e entram num conflito constante entre as exigências maternas e a vontade de ser livre e desenvolver a própria personalidade. Dão muito espaço à criança, até excessivo. Vêem os filhos como amigos e gostam de conversar com eles e agir de igual para igual. Criam seus filhos para serem desde logo independentes.

Lua em Peixes

Quando crianças são sonhadoras, fantasiosas, criativas, afetuosas. Muito sensitivas, podem captar os ambientes e as vibrações das pessoas. Os problemas de saúde geralmente são psicossomatizações. Podem ser tímidas e ansiosas. Têm necessidade de entrar em simbiose com a mãe. Podem ter dificuldade de encontrar um ponto de vista próprio e demoram a identificar o “eu”.

Pessoas com esta posição são muito dedicadas, com muita vontade de se fundirem ao parceiro. Têm vontade de ter experiências de transcendência. Têm muita empatia e podem ansiar por redenção. Muito sensitivas, podem ser mediúnicas. São imaginativas, intuitivas, versáteis, subjetivas e dotadas da capacidade de perdoar. Tendem a se vitimizarem e dão a sensação de desamparo. São impressionáveis e suscetíveis às dores alheias. Têm dificuldades de estabelecer limites e podem fugir da realidade quando ela fica muito dura. Melancólicas, podem ter episódios depressivos. Devem tomar cuidado para não usar a dependência, seja de produtos, situações ou pessoas, como válvula de escape. As emoções ficam à flor da pele e a intuição é elevada. Devem atentar-se as situações em que ficam tentados a tomar o caminho mais fácil para saírem de situações difíceis. São artísticas e gostam de imagens e sons. As emoções devem sempre ser tratadas com muita delicadeza e atenção.

Mães com este posicionamento sacrificam-se pelos filhos. São protetoras e tolerantes e percebem intuitivamente o que os filhos precisam, atendendo prontamente suas necessidades. Podem ter dificuldade de estabelecer limites e facilmente se transformam em mártires, aceitando tudo com paciência. Sutilmente mantêm controle sobre os filhos e podem lhes transmitir sentimentos de culpa.