estrela verde estrela rosa estrela amarela estrela laranja estrela vermelha estrela verde
Data: 18/12/2015

2016 : Ano do Sol – Previsões Astrológicas

Através da Estrela de Sete Pontas dos antigos caldeus, 2016 será um ano regido pelo Sol. Vale lembrar que o ciclo anual está inserido em um grande ciclo que já dura 36 anos, também regido pelo Sol. Sendo assim, além de ser um ano anual do Sol, 2016 será o ano de encerramento do grande ciclo solar que se iniciou em 1981.

Podemos dizer que a humanidade nestes últimos 36 anos buscou o despertar do EU SOU, resgatando a origem divina de cada ser humano, suas potencialidades e capacidades inatas. Os mitos caíram, pois a percepção deste grande ciclo deveria ser de que cada pessoa é o seu próprio Sol que brilha e que se torna divina em sua própria experiência. Foi uma fase de ativar a percepção do ser divino que habita em cada um de nós. Entretanto, para que se inicie um novo ciclo, se faz necessário encerrar o anterior e 2016 é um ano da revisão, de olhar como estamos elaborando nosso poder pessoal. Pela numerologia, trata-se de um ano 9, ano de finalizações. Você consegue identificar o Deus que habita em você? Se sente uma divindade com a Unidade?

No sentido global, podemos dizer que teremos um ano de ajustes e organizações das energias terrestres.

Olhando sob a perspectiva de ser um ano do Sol, cada signo terá destaque nas seguintes áreas em 2016:

Áries: vida amorosa, filhos, jogos, criatividade, prazeres, autoexpressão, talentos.
Touro: casa, vida familiar, busca por estabilidade e conforto, questões do passado, intimidade.
Gêmeos: comunicação, cursos, transportes, viagens, contato com irmãos/parentes, estudos.
Câncer: desejo de progredir, vida financeira, segurança material, força de vontade, valores pessoais.
Leão: carisma, corpo físico, aparência, vitalidade, vaidade, projeção.
Virgem: introspecção, mundo espiritual, assistencialismo, autoajuda, bastidores.
Libra: contatos sociais, amizades, projeções de futuro, atividades coletivas, grupos.
Escorpião: conquistas profissionais, projeção social, empreendedorismo, ambição, política.
Sagitário: viagens, estudos superiores, relações estrangeiras, aventuras, religião, filosofias.
Capricórnio: mudanças, encerramento de ciclos, investimentos financeiros, sexualidade, valorização do outro.
Aquário: relacionamentos afetivos, cooperação, parcerias, casamento.
Peixes: conquistas profissionais, rotina, saúde, busca por bem-estar e integração.

Trânsitos Planetários – Planetas Rápidos

Nos trânsitos dos planetas rápidos, vale destacar para as previsões anuais apenas o que mais chama a atenção no ano de 2016.

MERCÚRIO: inicia o ano em Capricórnio, trazendo uma mente mais racional, estratégica e competente.
Trânsitos mais demorados: Touro (05/04 a 11/06) e Virgem (30/7 a 6/10) – trânsitos mais demorados no elemento Terra -comunicação e pensamentos mais práticos, focados, dinâmicos e talvez um pouco mais pessimistas. A mente e a fala vão se direcionar para soluções, questões financeiras, vida profissional, cautela.

VÊNUS: sem movimentos significativos

MARTE: Em Escorpião de 3/1 a 6/3 e volta de 28/5 a 02/08 : ações mais estratégicas, passionais, movidas pelos instintos, sexualidade aflorada, violência. Em Sagitário entre 7/3 a 27/5 ( rx 18/4 a 27/5 – e entre 3/8 a 27/9) :ações esperançosas, motivadas, ligadas a ideologias e/ou religião, senso de justiça, sentimentos sagrados.

JÚPITER

Fica em Virgem até 09/09/16 – iniciou este trânsito em 08/15 ( com movimento retrógrado de 8/1/16 a 10/5/16.
Neste movimento é preciso manter o foco, priorizar o que realmente é necessário, fazer conta. Júpiter em Virgem está em estado cósmico de exílio. Temos a sensação de menos prosperidade ou não a percebemos bem. Fase de reavaliação das posturas, auto-aperfeiçoamento, economia. As atitudes simples são mais valorizadas, o olhar fica mais crítico – o que ajuda a enxergar os erros- errar para tentar acertar.
Favorecimento de produtos naturais, agronegócios, setores de higiene, terapias, artesanato, animais de estimação, serviços gerais, alimentação, meio ambiente.
Pontos fortes (reforçado com os bons movimentos com Plutão em março/junho/julho : capacidade de buscar NOVOS recursos, reciclagem, tirar proveito do que se tem, garra e disposição. Valorizar coisas exatas, imagem nítida do mundo, ordem, modéstia, dignidade, ações práticas e úteis. Recicla a forma de pensar- o menos é mais. Para ter o grande é preciso ter o pequeno primeiro.
Pontos fracos: ver defeito em tudo, inveja, falta de ousadia, excesso de cautela e sacrifícios.
Júpiter entra em Libra a partir de 09/09/16 : favorece as relações diplomáticas, a busca por justiça e paz, mediações, senso de equilíbrio, interesse por filosofia, artes e estética.

SATURNO

Em SAGITÁRIO o ano todo de 2016 (retrógrado entre 25/3 a 12/8)
Limites: medo de se ver derrotado pelas crises da fé, pela desesperança, pelos absurdos da vida. Medos das viagens, de se deixar influenciar, de não ter um papel significativo na vida, questionamentos da fé.
Compulsão: idéias endurecidas e dogmáticas acerca da fé ou um ateísmo obstinado. Rigorismo moral e puritanismo.
Libertação: tolerância, busca pelo saber (quanto mais eu sei menos medo do desconhecido eu tenho), descoberta do sentido das coisas. Viagens interiores e exteriores; trabalhar suas filosofias de vida, rever padrões rígidos, evitar extremos, incluir o diferente, dialogar, eleva-se o padrão ético.

Quadratura Júpiter-Saturno ( fev/jul 2016)

Descompassos entre impulsos de crescimento e movimentos de restrição; euforia vs. depressão; confiança vs. desconfiança (Sagitário/Virgem); satisfação vs. renúncia; ganhos vs.perdas. Muitas situações de mudança.

Oposição Júpiter- Netuno (março/julho 2016)

Esperanças que não se concretizam; ideologias estranhas, visões de mundo ensandecidas, ilusões religiosas, escapismos (drogas/embriaguez), religião vs. espiritualidade; dogmático vs. místico; desenvolvimento vs. dissolução.

Trígono Saturno-Urano ( janeiro/maio e fim outubro/dezembro 2016)

Equilíbrio entre liberdades individuais e leis que regem o bem-estar coletivos; saber viver sua liberdade respeitando o sistema estabelecido; respeita-se a tradição, mas se desenvolvem novas formas; renovação de antigas estruturas; respeito à liberdade alheia.

Quadratura Netuno-Saturno

Primeira vez ocorreu em 2014; o grau exato se deu entre 25/26 de novembro de 2015 e volta em junho/julho 2016 – só vai desfazendo esta quadratura no final de 2016.
Saturno representa o limite , realidade, cobranças, permanência, persistência, lições, deveres, coerção, aprendizado, regras, limites. Netuno representa os sonhos, ilusão, espiritualidade, ilusão, magia, transcendência, ir além, subjetivo.
Os debates que se fazem neste período são entre sonhos vs. realidade; pensamento mágico vs. execução; persistência vs. desistência; segurança vs. escapismo.
Podemos representar simbolicamente nas figuras da Rocha e o Mar. Rompimento de barreiras/barragens pela água (Rio Doce); vários castelos se rompem porque foram construídos sobre a areia – se a base estiver sólida permanece, mas muda.
Estando Netuno em Peixes e Saturno em Sagitário percebemos as ideologias diferentes, as migrações acontecendo no mundo, mudam-se os ideais e os conceitos.
No plano pessoal, você poderá se questionar. Será que realizo meus sonhos? Me mantenho por obrigação ou por um ideal? Manter minhas estruturas é um custo para a minha alma? Sonho demais e não consigo realizar nada? O que eu posso aprender com outros pontos de vista? Até onde eu transcendo e até onde me limito? Será que não é preciso ir além do que eu enxergo?
Teremos que rever nossa rigidez e conceitos extremos. Seremos solicitados a abrir o coração para conviver em paz.

O grande movimento dos planetas se dá em signos da Cruz Mutável ( Virgem, Sagitário e Peixes). Será preciso ter flexibilidade, adaptação, versatilidade. A realidade sempre se altera e é necessário perceber que tudo se altera, que nada é permanente. A falta de algum planeta no quarto signo mutável, que seria Gêmeo talvez mostre que poderá faltar o diálogo, a comunicação, leveza e criatividade.

Trânsito dos Planetas Lentos

Urano em Áries (2011/2019)- inovação, alta tecnologia, criatividade, liberdade da vontade, individualismo exagerado, sensação de urgência, impulsos, irritabilidade, o tempo passa acelerado.

Netuno Peixes (2011/2024): amor fraterno, sacrifícios em prol de um bem maior, misticismo, transcendência, espiritualidade, empatia, solidariedade, telepatia, escapismo, drogas, redenção.

Plutão em Capricórnio (2008/2023) – transformações profundas na hierarquia e ordem social; nova visão sobre responsabilidade e cumprimento dos deveres; revisão das normas.

Quadratura Urano/Plutão: desde 2008- vai ficando mais fraca a partir do meio do ano de 2016 e se encerra de vez em 2018 – rompendo estruturas e poderes desde 2008 (crise econômica mundial, quebra de grandes instituições financeiras, bolha imobiliária).

Nodos Lunares

Saindo do Eixo Libra/ Áries (fim 2015) e indo para Virgem (Norte) e Peixes (Sul)
Libra/Áries: movimento de tentar sair o individualismo, de olhar o outro, buscar se colocar no lugar do outro, resolver de forma equilibrada, sem tanto egoísmo.
Virgem/Peixes: busca por sensatez, praticidade; menos caos. Busca por regras e eficiência para sair do sofrimento. Disciplina, retidão, correção, ajustar o que está errado.

Mapa de Ingresso Sol em Áries ( pontos principais):

Acontecerá no dia 20/3/2016 as 01:30 h (Horário de Brasília). O Sol ingressa Áries conjunto a Mercúrio e fazendo trígono com Marte em Sagitário: muita ação, disposição, criatividade, iniciativa, novas ideias, empreendedorismo, agitação.
Lua crescente em Leão trígono Urano em Áries: disponibilidade, vontade se se valorizar, de inovar, otimismo.
Vênus conjunto a Netuno em Peixes: favorecimento das artes, lúdico, mundo da imaginação, ilusões, amores platônicos, fugas.
Vênus quadrada a Marte em Sagitário e oposta a Júpiter em Virgem: senso de realidade que impede ou atrapalha a ilusão; busca pela essência, pela verdade; ética e compromisso com a palavra.
Ascendente Capricórnio conjunto a Plutão: mudanças nas estruturas, reciclando-se os formatos.

Previsões para o Brasil em 2016

O Sol natal do Brasil quadrado Saturno: credibilidade do governante em baixa, país enfrenta dificuldades, cobrança por resultados, debilidade política (pico fev/maio 2016, mas ciclo vai até novembro 2016).
Marte progredido conjunto a Plutão natal de Casa 2 natal: evidência da corrupção; expõe a ferida dos problemas financeiros, servindo para curar e regenerar. Mais pessoas sendo expostas em 2016 – o que está escondido continua vindo à tona.
Sol progredido do Brasil entra em Áries após 30 anos e toca Plutão de Casa 2 natal (que rege a Casa 10, símbolo do Poder Executivo): crise econômica no caso do Brasil sempre acompanha a crise política; muita exposição dos governantes; novo período, rupturas, novas iniciativas e identidades, novas lideranças.
Júpiter Virgem em trânsito conjunto Sol natal (primeiro semestre): país produz recursos; expansão de qualquer maneira, mesmo na crise; reação; ganha destaque e reconhecimento; as sementes são lançadas e produzem; Olimpíadas podem trazer boa exposição.
Júpiter conjunto Mercúrio Natal de Casa 8: favorecimento do comércio, da educação técnica (Sebrae/Senai), ganhos compartilhados, investimentos.
Nodo Norte em conjunção com Mercúrio natal (inicio 2016): os impostos e as arrecadações de recursos são melhores gerenciados; mais transparência na arrecadação e distribuição dos recursos; contas públicas mais limpas e acessíveis.
Nodo Norte conjunto Sol Brasil: (segundo semestre 2016): Brasil pode voltar aos trilhos, toma nova direção, mais correto, mais produtivo, começa a ficar em ordem. Quem estiver governando tende a tomar a autoridade novamente.

Saiba mais sobre:

*Astrologia*Sem categoria*