Nas consultas astrológicas alguns temas são bastante recorrentes, como saúde, profissão, finanças e família. Existe um assunto, porém, que é imbatível: relacionamento. Perguntas surgem como: eu e meu namorado combinamos? Você vê no meu mapa astral se tem algum impedimento para que eu me case? Será que meu relacionamento vai durar? Ele(a) é a pessoa certa para mim?
Acredito que não cabe ao astrólogo dizer se esta ou aquela pessoa é certa para alguém ou se aquele relacionamento está fadado ao sucesso ou ao fracasso. Podemos sim orientar como a dinâmica do casal funciona, quais são os pontos favoráveis e desfavoráveis da relação, que tipo de personalidade se adaptaria melhor àquela pessoa ou teria chance de ser mais compatível. E realmente já sabendo como o relacionamento tende a funcionar é possível nivelar as expectativas com relação ao outro, reforçar o que realmente funciona e ter sabedoria para administrar os pontos não tão bons ou mesmo ter consciência de que aquele pode ser um relacionamento bem desafiante.
A técnica usada para a análise e comparação de dois mapas se chama sinastria, na qual além de olharmos os mapas de cada parceiro, também fazemos análises conjuntas e comparativas entre os mapas e entre os aspectos que os planetas e pontos astrológicos formam entre si. Por exemplo, um bom contato entre os planetas Vênus e Marte de um casal pode ser sinônimo de compatibilidade sexual; um contato tenso entre Vênus e Plutão pode trazer um relacionamento pautado no ciúme, assim como um bom aspecto entres os Mercúrios ajuda o diálogo dos parceiros.
Sempre reforço que independente da análise astrológica, que é uma ferramenta excelente para a visualização da conexão do casal, outros fatores também fazem parte de um relacionamento, como questões religiosas, sociais, familiares, filosóficas, culturais, entre outras.
Independente de fazermos a sinastria, no mapa individual também podemos observar vários pontos que nos informarão como a pessoa lida com seu setor afetivo, o que espera de um parceiro (a), como tende a encarar um namoro ou um casamento, qual o seu nível de exigência com relação ao outro, o que lhe dá prazer, como administra suas emoções e noções de segurança afetiva. Analisar a Lua, Vênus, Marte, Mercúrio, assim como as Casas 5, 6 e 7 do mapa astral farão com que o astrólogo possa fazer uma boa análise da questão afetiva.
Para dar um exemplo simples: João tem Marte em Touro e Vênus em Câncer. Ele vai adotar uma postura de um homem forte, seguro, provedor e protetor para conquistar e vai gostar de mulheres com características cancerianas, ou seja, que se mostrem românticas, carinhosas e femininas.
Maria tem Marte em Áries e Vênus em Gêmeos, portanto, gostará de homens enérgicos, de sangue quente, com aura de conquistadores e adotará uma postura inteligente, de mulher moderna e culta para conquistar.
Nos relacionamentos não existem fórmulas prontas e nem receitas de sucesso, mas quando nos conhecemos melhor e entendemos também o que podemos esperar do outro, temos a chance de sermos mais bem sucedidos no afeto. Esta é a magia da vida: estamos aqui vivendo, aprendendo, errando, amadurecendo, sorrindo, chorando… Como diz o romântico ariano Roberto Carlos, “ o importante é que emoções eu vivi…”

Busca