Questões afetivas sempre aparecem com grande incidência nas consultas astrológicas. É muito comum os clientes quererem saber se a vida amorosa deles dará certo, se eles serão felizes no amor, se encontraram a pessoa certa. E então eu costumeiramente faço uma pergunta: Do que você gosta? – Como assim – muitos respondem. E eu insisto: do que você gosta? É muito comum a pessoa nunca ter parado para pensar sobre esta pergunta, por incrível que possa parecer. O que aparentemente vem como uma pergunta inocente, muitas vezes se torna uma grande terapêutica na consulta.

Afinal, do que você gosta? Esta indefinição acontece muito com pessoas que estão em relacionamentos longos e acabam absorvendo tanto os gostos do parceiro que nem sabem mais se preferem tomar café ou leite, se gostam de música sertaneja ou de rock. É comum também ouvir a seguinte resposta: eu sei o que eu não gosto. Está certo, saber o que não gosta já um excelente caminho, mas é preciso saber o que se quer na vida. O que te deixa feliz? O que te dá prazer? O que te faz sorrir toda vez que acontece?

Esta é uma reflexão que precisamos fazer. Saber o que gostamos vai nos levar a outros caminhos importantes, como a escolha de uma profissão ou o tipo de afeto que desejamos ter em nossas vidas. Saber o que nos faz bem nos ajuda a elevar nossa auto-estima, a nos aceitarmos melhor, a buscar a nossa identidade, sem necessariamente ter que se amoldar o tempo todo a alguém ou a algum contexto social.

É preciso saber do que se gosta para saber o que nos dá desejo. E isto está diretamente relacionado às questões afetivas. Como ter um relacionamento afetivo saudável e feliz se nem sei falar do que me dá prazer, das coisas que eu gosto de fazer, do que me faz feliz?

No mapa astral, esta grande dica sobre este ponto da nossa personalidade nos é mostrado pelo planeta Vênus. Vênus está associado a tudo que nos é prazeroso, ao valor que damos às coisas e a nós mesmos, a tudo aquilo que nos é agradável e que nos contenta. Saber em que signo está este planeta já nos mostra um bom indício deste caminho de identificação, revelando o que a pessoa valoriza e onde ela percebe que merece sentir o amor e felicidade. Saber a Casa Astrológica onde está posicionado o planeta Vênus nos ajuda a saber em que área este prazer de viver se manifesta.

Vamos exemplificar pela Astrologia: se você tem Vênus em Áries, gosta de receber atenção, de ser notado, de situações que demandem adrenalina e que saiam da rotina. Se sua Vênus está em Touro você gosta de receber contato físico, como beijos, abraços, massagens, de beber um bom vinho. Se sua Vênus está em Gêmeos é gostoso sair com os amigos para conversar, ir ao cinema ou a um show, ler um livro. Com a Vênus em Câncer você deve gostar de aconchego, carícias, de ir ao teatro, de preparar um jantar romântico a dois. Posicionado Vênus em Leão, você gosta de ter contatos calorosos, apaixonados, pessoas que te valorizem e te façam rir. Vênus em Virgem gosta de relacionamentos comprometidos, de se sentir bem com sua saúde e alimentação, mantendo o equilíbrio corporal e mental. Se a sua Vênus está em Libra você pode gostar de atividades artísticas e musicais, ir a uma galeria de artes, tudo isso sempre em boa companhia. Com a Vênus em Escorpião tudo deve ser intenso, o relacionamento apaixonado e comprometido, gostando de mistérios a serem desvendados e de sedução. Em Sagitário, nada como sair para se divertir em um barzinho com boa música e alegria, pegar a estrada sem destino certo ou ler um bom livro. Vênus em Capricórnio gosta de tudo no seu devido tempo, sem pressa, mas constante, valorizando o que é durável, fiel e sério. Em Aquário, Vênus mostra o gosto pelas amizades, pelo inusitado, pelo excêntrico, gostando de tudo que é inovador. E finalmente, com Vênus em Peixes, a pessoa gostará de fazer um mergulho no mar, acender incensos, ver um filme de amor que a faça se emocionar.

Esta foi uma pequena amostra de como saber sobre o planeta Vênus no nosso mapa nos auxilia a entender um pouco mais sobre a nossa personalidade, sobre aquilo que valorizamos e que nos faz bem.

E você, do que gosta?

Busca