“Só há um tempo em que é fundamental despertar. E este tempo é agora.” (Buda)

 

A primeira Lua cheia que acontece sob o signo de Touro marca a abertura do Festival de  Wesak, data comemorada principalmente pelos budista, mas cada vez mais celebrada no ocidente, principalmente pelas vertentes esotéricas. No ano de 2011, esta configuração acontecerá no dia 17 de maio, com a Lua a 28º de Escorpião, aproximadamente às 8:30 horas ( horário e Brasília). É a celebração do nascimento de Buda, sua iluminação e, para algumas tradições, também a sua morte. Budistas se encontram para cantar, pedir iluminação e celebrar sua vinda ao planeta Terra. Buda foi um ser de luz que trouxe ensinamentos divinais. Ele irradiava uma energia solar, bondosa, generosa, desprendida.

 

Esotericamente, este festival é tido como um momento de grande concentração de energia cósmica, abrindo-se portais no plano espiritual que auxiliam os homens a se libertarem, a se despojarem de seus desejos mais mundanos e a transmutarem as energias puramente materiais em energias espirituais elevadas. Touro significa o desejo que se volta para a matéria. As pessoas que desejam elevação espiritual podem se valer deste momento para se conectarem e pedirem que aja uma transmutação das energias puramente materiais em realizações concretas de inspiração e iluminação, buscando o equilíbrio entre a vida na matéria e a vida espiritual.

 

Estamos conectados num mesmo plano de existência e acredito que quando grande parte da humanidade está voltada para a realização de uma atividade inspirada, que busque a elevação espiritual, que emane bons sentimentos e boas vibrações para o próximo e para o planeta, sempre é um bom momento para reflexão e meditação.

 

Se em Touro buscamos concretização, realização, beleza e bem-estar, em Escorpião buscamos destruição, eliminação, transformação, regeneração, aprofundamento do inconsciente. A conexão destas energias nos sugere que é um momento de pensarmos sobre o que realmente tem valor em nossas vidas, o que é preciso ser eliminado e o que queremos materializar; o que deve ser destruído e o que merece construção; é sair do caos para alcançar a plenitude.

 

É desta forma que entendo a magia e a força deste momento comemorativo: o homem buscando o equilíbrio entre suas tentações puramente materiais e a ascensão espiritual. E isto só é possível quando eliminamos de dentro de nós pensamentos gananciosos, mesquinhos, vaidosos e buscamos nutrir nosso coração de amor, de esperança, de beleza, de humildade e de pureza.

 

Que possamos utilizar a energia benéfica e maravilhosa do Festival de Buda para buscarmos elevação com o coração pleno de sinceridade e amor.

 

Faremos um ritual no próximo dia 17 de maio para celebrar este evento. Será uma linda comemoração com meditação, dança, palestras, orações.

Mais informações no link Agenda deste site.

 

Busca