estrela verde estrela rosa estrela amarela estrela laranja estrela vermelha estrela verde
Data: 26/06/2008

Signo de Touro

Touro é o segundo do Zodíaco. Áries, seu antecessor, inicia as coisas e Touro as materializa. A energia taurina está ligada à materialidade, ao concreto, às sensações físicas, a tudo aquilo que é sólido e permanente. Touro é regido pelo planeta Vênus, símbolo do amor, da beleza, da sensualidade, do prazer.

Falar em Touro é falar nas dimensões que as coisas ganham, é falar do amor e dos prazeres, do conforto, do dinheiro, dos valores materiais e pessoais, da paz, da calma, do saber que tudo tem seu tempo certo para acontecer.

Touro é um signo do elemento terra e os taurinos vivem bem no plano material, entendendo seus desafios e as necessidades imperativas do cotidiano. O símbolo do signo é a imagem do próprio animal, o touro, que nos remete à força de trabalho, à força física, ao instinto de conservação, à persistência e à solidez.

Como são regidos pelo planeta do Amor, para os taurinos é muito importante amar, cultivar este sentimento. Só permanecem numa relação se houver amor. Entretanto, este amor deve ser bem definido. Não é qualquer amor, como um amor e uma cabana ou um amor platônico ou com sofrimento. O amor taurino é concreto: amo quem me ama; amo quem me dá prazer e compartilha os prazeres da vida comigo. Eles podem até, num primeiro instante, topar um amor mais despretensioso, mas logo darão um jeito de torná-lo o mais confortável e aconchegante possível.

Os taurinos curtem as sensações físicas e costumam ter os cinco sentidos muito bem apurados. Assim, é importante vivenciar o amor sensual, o toque, gestos físicos de carinho, os bons cheiros, um belo visual. É importante estar bonito, bem arrumado, em um ambiente aconchegante, romântico e com estilo. Pode até ser algo simples- se bem que taurinos gostam dos prazeres que o dinheiro pode proporcionar- mas ainda que simples nunca é demais um parceiro perfumado ou a degustação de um bom vinho.

Taurinos gostam de se envolver nas relações, são passionais e é fácil perceber quando estão envolvidos, pois suas feições e gestos denunciam. São prestimosos e gostam de cuidar e mimar o outro, atendendo às suas necessidades com capricho.

De qualquer forma, o excesso de envolvimento e a necessidade de conservação gera posse. Eles podem adotar atitudes ciumentas, se apossarem de seus parceiros e, querendo que a intensidade seja recíproca, podem sufocar o outro. E mascaram a posse- até para si mesmos- como zelo, preocupação e cuidado.

Taurinos têm uma excelente memória e costumam não esquecer um gesto de afeto, de atenção ou amizade. Se alguma vez você fez algo bom a um taurino, pode ter certeza que ele nunca esquecerá, pois tem o dom da gratidão. Ele lhe será reconhecido por anos, demonstrando lealdade e fidelidade. Por outro lado, como a memória e os sentimentos são enormes, também guardará um gesto de ingratidão. Esta, por sua vez, fica armazenada como rancor. Quando ele se sentir ofendido, principalmente por alguém a quem considerava muito, adota um comportamento defensivo, mas tende a não exteriorizar a raiva- fica com ela na memória e não consegue perdoar, como se literalmente estivesse ruminado a ofensa. E anote: quando ele evita o olho no olho com você é porque existe algum sentimento de mágoa acontecendo. Na verdade, é um grande desafio para os taurinos: deixar-se livrar das mágoas e liberar o coração, pois eles próprios são os principais prejudicados.

Além de valorizar a beleza e as formas, taurinos também gostam de luxo, como jóias, bons perfumes, belos carros, roupas de bom corte, uma casa bonita. Gostam de tudo que dure e que possam conversar por muitos anos. A qualidade é imprescindível para eles. E costumam ter o bom gosto quase como um instinto.

Eles têm um ritmo próprio, costumam tomar decisões com muita cautela e, principalmente, com segurança. Ter segurança é fundamental a um taurino, sejam em suas decisões pessoais, emocionais ou materiais.

São cautelosos e bons negociantes, pois sabem atribuir o real valor a tudo que os cerca. Lidam bem com finanças. O negócio é comprar bem e saber vender melhor ainda. São trabalhadores incansáveis e quando colocam uma meta são bem persistentes. Esta persistência, se não bem compreendida vira teimosia e esta também é uma característica típica deste signo.

Eles podem demorar a tomar uma atitude, avaliar bem se vale a pena e têm um ritmo que para os outros signos pode ser lento demais, mas quando decidem nada os faz mudar de idéia. Podem até se prender a idéias tacanhas e pouco avançadas, pois nada mais incomodo para um taurino do que aventuras e inconseqüências.

Taurinos criam raízes e gostam desta sensação: a minha família, a minha casa, as minhas idéias, os meus amigos. Onde temos o signo de Touro no nosso mapa astral é justamente onde queremos fincar raízes, ter segurança, tomar atitudes com cautela e calma, onde quereremos preservar.

Pelo sentimento de posse que desenvolvem tendem a serem grandes colecionadores, muito explicada pela sua natureza fiel, conservadora e constante. Um atributo de saber dar valor às coisas é justamente não suportar desperdícios, ter sentido econômico e prático. Eles reutilizam, preservam, reciclam.

Taurinos devem tomar cuidado com a avidez, pois uma ambição desmedida pode fazê-los acumular apenas pelo prazer de ter, sem dar o real valor para aquela acumulação, apenas pela sensação de sentir-se mais seguro e mais rico. A energia taurina quando na via negativa pode só ver cifrões nos olhos e só pensar e falar em dinheiro, em acumular tesouros e ter cada vez mais.

Precisam também aprender que nada nesta vida é permanente, pois um dia tudo finda- lição que terão na sua polaridade oposta, o signo de Escorpião. Quando aprendem a realmente dar o devido valor àquilo que tem valor, aí sim conseguem relaxar e aproveitar os prazeres que a vida pode proporcionar como nenhum outro signo, sem que isto signifique que estarão colocando em risco sua segurança tão almejada.

Possuem muito senso prático e são bem realistas.Com relação aos sentidos bem aguçados, devem tomar cuidado com a gula, pois sentem prazer em comer. Devem tomar cuidados também com a vontade extrema de conforto, que pode levar à preguiça e ao comodismo.

Taurinos são carinhosos, protetores, adoram sua casa, seu canto, mas não gostam de pessoas invasivas. Possuem hábitos bem marcados e não gostam de tomar decisão no impulso. Gostam de preservar as relações, as amizades.

Tem uma postura calma e tranqüila, embora internamente sejam mais agitados e quando saem do sério explodem muito feio, como um touro quando vê um pano vermelho. Aí sim partem para cima sem medir conseqüências.

Não gostam de desamor, de mudanças constantes, de mau gosto, de restrição financeira ou alimentar, de discussões e agressividade, assim como não suportam ingratidão e temem o desconhecido.

Ser taurino é saber dar o real valor as coisas, é amar o belo, é sentir o amor, é saber se dar prazer e viver o mundo em seus cinco sentidos.

Tônica: Posse

Elemento: Terra

Polaridade: negativo/feminino/yin/passivo

Mito: Minotauro

Anatomia: garganta, pescoço, orelhas, cordas vocais, língua, boca, amídalas, mandíbula inferior.

Atividades: bancários, área financeira, decorador, florista, paisagista, comerciante, agrônomo, colecionador, antiquário, artista plástico.

Cor: verde e rosa

Metal: cobre

Pedra: esmeralda/safira

Frase-chave: Eu tenho

Palavra-chave: Estabilidade

Filmes: Cleópatra, Festa de Babate, Roda da Fortuna, Proposta Indecente, Como Água Para Chocolate.

Taurinos Famosos: Barbra Streisand, Cher, Richard Wagner, Dorival Caymmi, Fausto Silva, Mário Covas, Delfim Netto, João Paulo II, Karl Marx, Sigmund Freud, Lênin, Katherine Hepburn, Steve Wonder, Salvador Dali, Robespierre, Elizabeth II, Adolf Hitler, Orson Wells, George Lucas, Zubin Metha, Fred Astaire.

Saiba mais sobre:

*Astrologia*Signo*Signo de Touro*